Sociedade
Corredor Ecológico das Três Lagoas esconde tesouro natural em Pombal
Área húmida na Mata do Urso
No domingo passado, dezena e meia de pessoas participaram numa caminhada exploratória e de avaliação ao Corredor Ecológico das Três Lagoas da Mata do Urso, na freguesia do Carriço (Pombal), junto à fronteira entre o concelho de Pombal e a Figueira da Foz.
O objectivo, explica Luís Couto, da organização, foi avaliar o estado desta zona natural e o seu estado de conservação. E a visita já deu frutos. Durante o percurso, o grupo detectou a presença de uma significativa população de taxodium, uma conífera de folha caduca, natural da América do Norte, não invasora, que se desenvolve em zona húmidas.
“Deverá ser uma das maiores concentrações do País. Em Portugal, tentaram introduzi-la nos anos 30 do século passado. No Buçaco, tentaram, mas não se adaptaram”, explica Couto, que é membro da Assembleia Municipal de Pombal, eleito pelo Grupo de Cidadãos Eleitores Oeste Independentes.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.