Sociedade

Corte de trânsito em estrada da Cruz da Areia devido a obras

3 jun 2022 10:54

Rua D. José Alves Correia da Silva, em frente ao quartel, parcialmente cortada ao trânsito a partir de terça-feira.

corte-de-transito-em-estrada-da-cruz-da-areia-devido-a-obras
Corte no troço da rua D. José Alves Correia da Silva entre as ruas Dr. Francisco António Dias e de São João.

A rua D. José Alves Correia da Silva, na Cruz da Areia, em Leiria, vai, a partir de terça-feira, estar cortada ao trânsito no troço entre as ruas Dr. Francisco António Dias e a Rua de São João.

A interrupção da circulação neste local deve-se obras em curso em frente ao Regimento de Artilharia n.º 4, no âmbito da segunda fase da empreitada de requalificação da Rua D. José Alves Correia da Silva.

A Câmara de Leiria explica, em comunicado, que a alteração à circulação rodoviária prende-se com a intervenção a fazer nas redes de águas residuais domésticas e pluviais no eixo da rua. Em alguns casos, “a profundidade das valas atinge os três metros, impossibilitando a partilha da via com o trânsito”, alega a autarquia

Nos próximos dois meses, a circulação automóvel será assegurada pelo seguinte desvio: Rua Dr. Francisco António Dias, Rua da Malaposta, Estrada da Mourã e Rua de São João. O trânsito proveniente de Leiria pode “seguir directamente pela Rua da Malaposta após a rotunda da Cruz

d’Areia”.

No troço em causa, “será permitido o acesso a moradores, comerciantes locais, veículos de emergência, ao Regimento de Artilharia n.º 4 e ao posto de combustível”, esclarece o comunicado da câmara.

Esta empreitada, a realizar numa extensão total de 600 metros e com um investimento na ordem dos 975 mil euros, pretende “aumentar a segurança rodoviária” para condutores e peões e reordenar o estacionamento público, bem como requalificar o espaço urbano, com adaptação à mobilidade reduzida, aumentar passeios e implementar medidas de redução da velocidade.

A obra contempla também a requalificação das infra-estruturas subterrâneas (água, esgotos domésticos e pluviais, gás, rede eléctrica e telecomunicações), pavimentação em betão betuminoso, criação de passadeiras com sinalização LED e sensor de peões, substituição da rede de iluminação pública, plantação de cinco olaias e a instalação de uma ilha ecológica.