Covid-19

Covid-19: António Costa avisa que nível de confinamento será mantido durante Março

11 fev 2021 18:35

O comércio continua com as mesmas regras, com uma excepção: passa a ser permitida a venda de livros e material escolar nos supermercados

covid-19-antonio-costa-avisa-que-nivel-de-confinamento-sera-mantido-durante-marco
Confinamento vai manter leirienses em casa
Ricardo Graça
Redacção/Agência Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, assumiu hoje que o actual nível de confinamento terá de ser mantido durante o mês de Março, considerando que este não é o momento de começar a “discutir desconfinamentos totais ou parciais”.

“Nós temos de manter o actual nível de confinamento, seguramente para os próximos 15 dias e que devemos assumi-lo realisticamente que o teremos que manter ainda durante o mês de Março”, disse aos jornalistas António Costa no Palácio da Ajuda, em Lisboa, no final do Conselho de Ministros para decidir as novas medidas para o estado de emergência cuja autorização para a renovação até 1 de Março foi esta tarde aprovada pelo Parlamento.

Para o primeiro-ministro, este “não é momento para começar a discutir desconfinamentos totais ou parciais”, mas sim para continuar “com toda a determinação” a fazer o que se tem feito nas últimas semanas porque a situação continua a ser extremamente grave.

Quando acontecer, o desconfinamento será “gradual”, como aconteceu em Maio de 2020. Costa disse ser também ser “prematuro” falar sobre se as aulas presenciais regressam antes ou depois da Páscoa. Questionado sobre eventuais restrições à circulação no período pascal, Costa não quis avançar com certezas.

O comércio continua com as mesmas regras, com uma excepção: passa a ser permitida a venda de livros e material escolar nos supermercados, cumprindo, disse Costa, o decreto presidencial do estado de emergência.