Sociedade

Covid-19: até ao 9.º ano, terceiro período será com ensino à distância

9 abr 2020 16:43

Trabalho de professores e alunos será reforçado por emissão televisiva de conteúdos pedagógicos

covid-19-ate-ao-9o-ano-terceiro-periodo-sera-com-ensino-a-distancia
Avaliação será feita em cada escola pelos professores
Ricardo Graça
Redacção/Agência Lusa

O primeiro-ministro anunciou hoje que, até ao 9.º ano, todo o terceiro período prosseguirá com ensino à distância, com avaliação, mas sem provas de aferição nem exames, mantendo-se os apoios às famílias com filhos menores de 12 anos.

Este anúncio foi feito por António Costa no final do Conselho de Ministros, tendo o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, a seu lado.

“Este terceiro período iniciar-se-á, como previsto, no próximo dia 14, sem actividades lectivas presenciais. No ensino básico, dos 1.º ao 9.º anos, todo o terceiro período prosseguirá com o ensino à distância, que será reforçado com o apoio de emissão televisiva de conteúdos pedagógicos que complementarão, sem substituir, o trabalho que os professores vêm mantendo com os seus alunos", afirmou o primeiro-ministro.

António Costa adiantou que, “de modo a ter o alcance mais universal possível, estas emissões diárias serão transmitidas, a partir do dia 20, no canal RTP Memória, que é acessível não só por cabo ou satélite, mas também, através da TDT”.

No que respeita à forma de avaliação nestes graus de ensino, o líder do executivo esclareceu que “será feita em cada escola pelos professores que melhor conhecem o conjunto do percurso educativo de cada aluno, sem provas de aferição, nem exames do 9º ano”.

“Neste quadro, será mantido até ao final do ano letivo o regime de apoio especial às famílias com filhos menores de 12 anos”, salientou.