Covid-19

Covid-19: Bombeiros recebem  apoio extraordinário do Governo 

10 jan 2021 11:23

Medida visa ajudar as corporações a enfrentar as dificuldades financeiras criadas pela pandemia.

covid-19-bombeiros-recebem-apoio-extraordinario-do-governo
Verba será distribuída de acordo com a proporção do financiamento permanente atribuído
Ricardo Graça

Os bombeiros receberão, este mês, a primeira tranche de um apoio extraordinário atribuído pelo Governo para a ajudar as corporações a enfrentar as dificuldades financeiras resultantes da pandemia. 


Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) anunciou, esta manhã, que a  Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil irá transferir, até ao final de Janeiro, a primeira tranche no valor de 1,5 milhões de euros.  Em Julho, haverá a transferência de uma verba igual. 


“Os três milhões de euros serão distribuídos de acordo com a proporção do financiamento permanente atribuído” a cada associação humanitária, esclarece aquela nota do MAI.


Segundo o ministério, o empenhamento das corporações no contexto da pandemia “tem contribuído para o agravamento da situação financeira” das associações humanitárias, através de despesas adicionais “com a aquisição de equipamentos de protecção individual e pelos cortes sofridos nas receitas oriundas do transporte de doentes”.


Em 2020, o Governo já tinha transferido para as corporações cerca de dois milhões de euros de apoio excepcional e temporário devido à pandemia, recorda o comunicado do MAI, salientando ainda que a tutela quase duplicou o valor da transferência anual para o Fundo de Protecção Social dos Bombeiros.


O Orçamento do Estado para 2021 prevê um financiamento de 28,6 milhões de euros para as corporações de bombeiros, ao qual acrescem os três milhões de euros de apoio extraordinário.