Covid-19

Covid-19: casos activos no concelho de Leiria no valor mais alto desde 1 de Maio

27 ago 2020 21:30

Subiram de 20 no boletim divulgado a 8 de Agosto pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Protecção Civil de Leiria para 48 no boletim de hoje, quinta-feira, 27 de Agosto

covid-19-casos-activos-no-concelho-de-leiria-no-valor-mais-alto-desde-1-de-maio
Dos 133 novos casos de Covid-19 registados no distrito de Leiria em Agosto (até dia 26, inclusivé), 49 surgiram no concelho de Leiria (o equivalente a 36,8%)
Ricardo Graça

Os casos activos de Covid-19 no concelho de Leiria – pessoas infectadas pelo coronavírus SARS-CoV-2 que continuam doentes – mais do que duplicaram nas últimas semanas, subindo de 20 no boletim divulgado a 8 de Agosto pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Protecção Civil de Leiria para 48 no boletim de hoje, quinta-feira, 27 de Agosto, com dados actualizados às 00:05 horas.

Os 48 casos activos reportados hoje pelo CDOS são o número mais alto no concelho de Leiria desde 1 de Maio, há quase quatro meses. No boletim de ontem, que espelhava a situação a 25 de Agosto, este indicador já tinha chegado a 40 casos activos. O anterior pico encontra-se no dia 23 de Julho (39 casos activos) e marca o início de uma descida gradual interrompida a 8 de Agosto, data em que os casos activos começaram a aumentar.

A contribuir para o agravamento está, segundo Ana Silva, médica de saúde pública no concelho de Leiria, “um surto ligado a um jantar na freguesia da Bidoeira”, com “a participação de muitos emigrantes”.

Antes, outro surto, na Carreira, também com origem num convívio à mesa, provocou uma cadeia de transmissão que, entre outras pessoas, atingiu dois trabalhadores da fábrica Böllinghaus (contagiados fora da empresa).

Ana Silva acrescenta que “a maioria” dos novos casos declarados recentemente no concelho de Leiria envolvem emigrantes de férias em Portugal.

“Uns acataram as recomendações, outros ausentaram-se sem autorização e sem terminar o período de isolamento, o que já comunicámos superiormente”, lamenta.

Dos 133 novos casos de Covid-19 registados no distrito de Leiria em Agosto (até dia 25, inclusivé), 49 surgiram no concelho de Leiria (o equivalente a 36,8%).