Covid-19

Covid 19: há agora 30 mortos, entre eles duas idosas de Pombal

24 mar 2020 14:30

Números da Direcção-Geral da Saúde actualizados esta manhã dão conta de 293 infectados na zona Centro

covid-19-ha-agora-30-mortos-entre-eles-duas-idosas-de-pombal
Recuperaram da doença 22 pessoas
DR

Subiu para 30 o número de mortes causadas pelo Covid-19. Entre elas conta-se mais uma idosa do concelho de Pombal que, segundo foi possível apurar, residia num lar e faleceu esta noite.

Eleva-se, assim, para dois o número de mortes de pessoas daquele concelho, de onde era natural também uma idosa de 94 anos, que foi a terceira vítima mortal da pandemia no nosso País, há alguns dias. 

São agora 2362 as pessoas infectadas com Covid-19 em Portugal, 293 das quais na região Centro. Segundo os últimos dados da DGS, desta manhã, estão internadas 203 pessoas. Há 48 internados nas unidades de cuidados intensivos.

Recuperaram da doença 22 pessoas.                    

Aguardam resultado 1783 casos e 11.482 pessoas estão sob vigilância das autoridades. Desde 1 de Janeiro há houve 15.474 casos suspeitos.

Esta manhã, em conferência de imprensa da DGS, António Sales, secretário de Estado da Saúde, disse não haver “racionamento nos testes”, mas sim “racionalização”. “Não estamos a poupar em nada. Estamos a fazer os testes de forma séria e racional, adaptando à evolução do próprio surto”.

O governante adiantou que há 30 mil testes em stock e que se podem realizar quatro mil por dia. Estão encomendados mais 180 mil testes, revelou, frisando que “não podemos fazer rastreios a 10 milhões de pessoas”.

Vai entretanto sair uma norma que dá prioridade aos idosos, pessoas mais vulneráveis. A DGS assumiu ainda que todas as pessoas serão testadas ao mínimo sintoma. “Com a entrada em vigor da norma vamos massificar os testes”.