Covid-19

Covid-19: Já se vendem em Leiria os primeiros autotestes que qualquer pessoa pode comprar e fazer

1 abr 2021 18:23

Farmácias e parafarmácias ouvidas pelo JORNAL DE LEIRIA dão conta de alguma procura e há mesmo clientes que quiseram fazer reserva

covid-19-ja-se-vendem-em-leiria-os-primeiros-autotestes-que-qualquer-pessoa-pode-comprar-e-fazer
Teste de antigénio da SD Biosensor para SARS-CoV-2 custa 6,99 euros na Well's do LeiriaShopping
DR

Chegou esta quinta-feira e está disponível na loja Well's do Continente no LeiriaShopping, por 6,99 euros cada unidade, o primeiro autoteste para SARS-Cov-2 a ser comercializado em Portugal, que pode ser adquirido e utilizado por qualquer pessoa.

Numa ronda do JORNAL DE LEIRIA, durante a tarde, por uma dezena de outras farmácias e parafarmácias em Leiria, nenhuma delas tinha para venda o autoteste Rapid Antigen Test Nasal do fabricante SD Biosensor Inc, distribuído pela Roche, o único, até à data, aprovado pelo Infarmed, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, segundo comunicado citado pela agência Lusa.

Nos próximos dias, no entanto, é provável que o teste fique disponível, além da Well's do LeiriaShopping, noutras farmácias e parafarmácias, que estão já a efectuar pré-encomendas junto dos fornecedores, no âmbito da publicação, em meados de Março, da portaria que estabelece um regime excepcional e temporário para a realização em autoteste de testes rápidos de antigénio (em amostras da área nasal anterior interna).

Farmácias e parafarmácias ouvidas pelo JORNAL DE LEIRIA dão conta de alguma procura e há mesmo clientes que quiseram fazer reserva para garantir que têm acesso logo que possível.

Vai ser permitido comprar testes individuais e em caixas de 25 unidades. As cadeias Auchan e Pingo Doce já anunciaram que vão comercializar.

De acordo com a agência Lusa, o Infarmed recebeu até 30 de Março um total de 32 pedidos para autorização de autotestes do novo coronavírus, de 21 fabricantes, mas até à data apenas um foi autorizado por ter preenchido todos os critérios.

O texto da portaria n.º 56/2001 explica que "importa intensificar os rastreios laboratoriais regulares para detecção precoce de casos de infecção como meio de controlo das cadeias de transmissão, designadamente no contexto da reabertura gradual e sustentada de determinados sectores de atividade, estabelecimentos e serviços".

Acrescenta, ainda, que os testes de antigénio "cumprem os critérios de sensibilidade e especificidade".