Sociedade

Covid-19: Marinha Grande encerra alguns equipamentos municipais

13 mar 2020 10:31

Autarquia refere que munícipes devem privilegiar o contacto telefónico ou por meios electrónicos à disposição

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Autarquia avança com medidas a partir de segunda-feira
Ricardo Graça

Na sequência do Plano de Contingência para o Covid-19 e das orientações da Direcção-Geral de Saúde (DGS) para diminuir a evolução epidemiológica a Câmara Municipal da Marinha Grande, a partir de segunda-feira, dia 16 de Março deliberou: 

- Restringir a utilização e funcionamento de alguns dos equipamentos municipais;

- Suspender as visitas de Grupos aos Museus Municipais até anúncio em contrário;

- Os equipamentos desportivos, como as Piscinas Municipais, Estádio, Campos de Futebol, Campos de Ténis e Pavilhões Desportivos, terão o funcionamento condicionado apenas às actividades previamente autorizadas em articulação com os Clubes, Associações Locais, protegendo os grupos de risco identificados pela DGS;

- As actividades da Biblioteca Municipal mantêm-se suspensas, passando ainda a ser restrito o funcionamento da mesma;

- Suspender a cedência de espaços municipais para eventos organizados por entidades terceiras com efeitos imediatos até 12 de Abril 2020, sujeito a reavaliação consoante a evolução epidemiológica;

- Encerrar o acesso a casas de banho públicas;

- Os serviços municipais manterão a normalidade de funcionamento, embora todos os atendimentos de serviços públicos devam ser procurados preferencialmente e apenas em situações urgentes e inadiáveis devendo privilegiar-se o contacto telefónico;

- As Feiras, Mercados e Cemitérios Municipais manterão o seu funcionamento, sendo reforçadas as medidas de higienização e a divulgação de medidas preventivas como a higienizarão das mãos, etiqueta respiratória e conduta social.

No âmbito da implementação do seu Plano de Contingência, a Câmara da Marinha Grande determinou ainda a aplicação de um conjunto de medidas que visam a protecção e salvaguarda dos seus trabalhadores, designadamente dos que estão expostos ao contacto directo com o público.

A autarquia reforça ainda a recomendação para que os munícipes apenas se dirijam presencialmente aos serviços municipais em situações urgentes e inadiáveis, devendo privilegiar o contacto telefónico ou por meios electrónicos à disposição, recorrendo ainda ao pagamento de facturas por referência multibanco, nos casos em que seja possível.