Covid-19

Covid-19: Município de Leiria anuncia programa de apoio à economia

23 nov 2020 20:23

A campanha Leiria no Prato irá dar a conhecer os restaurantes, pastelarias e cafés de Leiria “seguros” para que as pessoas possam continuam a frequentá-los, de forma presencial ou em take away.

covid-19-municipio-de-leiria-anuncia-programa-de-apoio-a-economia
Leiria é um dos concelhos de risco elevado, passando a ter recolher obrigatório a partir das 00:00 desta terça-feira.
Ricardo Graça/Arquivo

O Município de Leiria anunciou hoje um conjunto de medidas de apoio à economia do concelho, sobretudo, para micro e pequenas empresas, com enfoque na área do comércio e restauração, no contexto da pandemia da Covid-19.

 

Denominado Leiria Protege Economia, o programa de apoio à economia apresentado hoje pelo presidente da Câmara, Gonçalo Lopes, através da página de facebook do Município, tem como objectivo promover a recuperação económica e social e reforçar a resiliência do território face à pandemia.

 

“Queremos implementar as medidas com o espírito covid: acções concretas num curto espaço de tempo. Apostamos em acções tácticas, reactivas, práticas e efectivas. Teremos uma despesa extraordinária e abdicamos de parte de receias de 2021, mas tendo as contas em dia podemos estar ao lado dos leirienses”, adiantou Gonçalo Lopes.

 

O conjunto de medidas assenta em quatro eixos de intervenção: apoio às empresas, viver o Natal, apoio à restauração e isenções e reduções.

 

“O Natal é um período decisivo de recuperação económica de muitas das empresas e este é um Natal diferente. Queremos transações em segurança, mantendo os postos de trabalho”, acrescentou Gonçalo Lopes, considerando que o comércio e a restauração são os sectores mais afectados com o confinamento.

 

À semelhança do fundo de emergência criado para apoiar famílias carenciadas, será criado o Fundo de Emergência de Apoio Comercial e Empresarial Leiria Protege, cujo regulamento irá permitir a atribuição de apoios extraordinários à recuperação da actividade.

 

O Leiria Christmas Market, a isenção do pagamento nas zonas de estacionamento municipal de duração limitada a partir das 17 horas nos dias úteis e aos sábados até 10 de Janeiro são algumas das medidas direccionadas para o comércio.

 

A autarquia vai ainda apoiar a digitalização do comércio e criar prémios e vales para quem compra localmente.

 

A campanha Leiria no Prato irá dar a conhecer os restaurantes, pastelarias e cafés de Leiria “seguros” para que as pessoas possam continuam a frequentá-los, de forma presencial ou em take away.

 

Este sector beneficiará ainda de isenção das taxas de esplanada até ao final de 2021, algumas que foram criadas excecionalmente durante a pandemia para fazer face à diminuição da lotação no interior.

 

O programa contempla ainda o apoio social. Gonçalo Lopes revelou que as juntas de freguesia receberam 500 pedidos de ajuda de famílias desfavorecidas.

 

A iniciativa Terra Alimenta Leiria + Solidário permitirá contribuir para a diminuição do desperdício alimentar que se gera na cadeia de produção e distribuição de alimentos, fazendo chegar esses produtos a quem mais necessita.

 

O presidente explicou que irá solicitar aos produtores, vendedores e clientes do Mercado de Leiria a oferta de produtos e a própria autarquia irá comprá-los para doá-los às Instituições Particulares de Solidariedade Social sem apoio de fundos públicos de Leiria.

 

Ainda no âmbito do Natal, serão disponibilizados testes gratuitos aos emigrantes que vieram passar férias a Leiria, de forma a prevenir a propagação do vírus.

 

O programa contempla ainda a isenção ou redução do pagamento de rendas em edifícios e espaços municipais no decurso do ano 2021, para actividades culturais ou desportivas de “interesse municipal”.

 

Segundo dados da Comissão Distrital de Protecção Civil de Leiria, o concelho tem 1.110 casos de infeção pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, dos quais 752 já recuperaram. Há registo de 20 mortos, verificando-se 338 casos activos.

Leiria é um dos concelhos de risco elevado, passando a ter recolher obrigatório a partir das 00:00 desta terça-feira.