Covid-19

Covid-19 no distrito de Leiria: fontes oficiais com números diferentes. Saiba porquê

7 abr 2020 15:00

7 de Abril de 2020: registados 9 óbitos por Covid-19 no distrito de Leiria. Mas há mais 3 divulgados pelos municípios

covid-19-no-distrito-de-leiria-fontes-oficiais-com-numeros-diferentes-saiba-porque
Pombal regista 8 óbitos e 50 casos confirmados
Ricardo Graça

São agora 9 os óbitos no distrito de Leiria relacionados com a Covid-19, de acordo com o boletim do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria divulgado esta manhã. Mais 3 do que no relatório anterior. Há ainda mais 3 mortes em que existem suspeitas de infecção pelo novo coronavírus – os municípios de Peniche, Bombarral e Alvaiázere incluem-nas nas estatísticas, mas os delegados de saúde pública não. Por que motivo os números divulgados pela Direcção Geral da Saúde, pelo comando distrital da Protecção Civil de Leiria e pelas câmaras municipais ou comunidades intermunicipais nem sempre são os mesmos? Já vamos perceber. Para já, a informação oficial mais recente recolhida para este texto pelo JORNAL DE LEIRIA (são agora 15:00 horas).

O mapa do CDOS de Leiria, válido até às 00:05 horas de hoje, 7 de Abril, regista 169 casos confirmados de Covid-19 no distrito de Leiria, mais 7 do que ontem.

O total de óbitos cresceu de 6 para 9. São três mortes conhecidas ontem, todas no concelho de Pombal. Surgem esta manhã no balanço efectuado pela Protecção Civil de Leiria, que diariamente recebe informação dos coordenadores de saúde pública dos agrupamentos de centros de saúde da região: ACES Pinhal Litoral, ACES Oeste Norte e ACES Pinhal Interior Norte. Há agora, oficialmente, 8 mortes em Pombal (quatro destas com ligação a um lar de idosos em Cumieira) e 1 em Porto de Mós.

“O nosso boletim é feito apenas e só com os dados que nos são remetidos pelos coordenadores de saúde pública dos três agrupamentos. São eles que nos remetem diariamente [a informação] ao fim do dia, alguns deles já bastante tarde. A contabilidade depende de cada ACES e o próprio coordenador do ACES depende muito também do que lhe chega dos delegados de saúde municipais”, explica o comandante distrital de operações de socorro de Leiria, Carlos Guerra.

Fonte: CDOS Leiria

São 38 casos confirmados de Covid-19 no concelho de Leiria (e 100 pessoas em vigilância), 50 em Pombal (183 em vigilância) e inclui 8 óbitos, 12 na Marinha Grande (23 em vigilância), 4 na Batalha (13 em vigilância) e 3 em Porto de Mós (17 em vigilância) com 1 óbito.

O médico Rui Passadouro, delegado de saúde pública no concelho de Leiria, adianta que foi criada localmente “uma base de dados muito robusta” que “gera um relatório” que no final de cada dia segue para três entidades: Administração Regional de Saúde do Centro, ACES Pinhal Litoral e Centro Distrital de Operações de Socorro de Leiria (o comando distrital da Protecção Civil).

Fonte: CDOS Leiria

Ainda de acordo com o boletim do CDOS Leiria de hoje, há 14 casos confirmados de Covid-19 no concelho de Caldas da Rainha (e 59 pessoas em vigilância), 7 em Alcobaça (117 em vigilância), 6 em Peniche (89 em vigilância), 3 no Bombarral (19 em vigilância), 2 na Nazaré (27 em vigilância) e 1 em Óbidos (8 em vigilância).

E também 23 casos confirmados no concelho de Alvaiázere, 4 em Ansião, 1 em Figueiró dos Vinhos e 1 em Pedrógão Grande. No distrito de Leiria, Castanheira de Pera continua a ser o único concelho sem casos de Covid-19 declarados.

Fonte: CDOS Leiria

Óbitos em Alvaiázere, Peniche e Bombarral: o que dizem os delegados de saúde pública

Em Alvaiázere, a delegada de saúde pública, ouvida já hoje pelo JORNAL DE LEIRIA, confirma a existência de 34 casos (25 utentes de um lar de idosos em Maçãs de Dona Maria e 9 funcionários), ou seja, mais 11 do que no boletim do CDOS de Leiria.

Quanto à morte de uma pessoa de idade em internamento hospitalar, comunicada pelo Município de Alvaiázere no site oficial da autarquia, a autoridade de saúde pública de Alvaiázere acrescenta que são necessárias análises adicionais para atribuir o óbito à Covid-19, por existirem outras doenças associadas.

Em Bombarral e Peniche, o delegado de saúde pública responsável pelo ACES Oeste Norte também refere não ter elementos que lhe permitam atribuir os óbitos, um em cada concelho, comunicados pelas câmaras municipais, à Covid-19. E acrescenta: “Essa análise, não temos acesso a ela. Para se poder afirmar que a causa de morte foi a Covid-19, é preciso que seja inscrita essa informação pelo médico que declara o óbito”.

As contas da DGS

No relatório de situação epidemiológica da Direcção Geral da Saúde libertado esta terça-feira, 7 de Abril, constam 34 casos confirmados de Covid-19 em Pombal, 25 em Leiria, 22 em Alvaiázere, 11 na Marinha Grande, 7 em Alcobaça, 7 em Peniche, 4 em Ansião, 4 na Batalha, 4 no Bombarral e 3 em Figueiró dos Vinhos. Concelhos com menos de três casos não aparecem.

Ou seja, só Alcobaça, Batalha e Ansião têm o mesmo número de casos face ao boletim da Protecção Civil de Leiria.

Uma explicação: a DGS diz só apresentar informação que “refere ao total de notificações clínicas no sistema SINAVE”, o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica em saúde pública, uma plataforma informática de âmbito nacional utilizada também pelos médicos de família sempre que detectam doenças de declaração obrigatória. E que o Governo e as autoridades de saúde – o Ministério e as estruturas regionais e locais, nomeadamente, os delegados de saúde pública, que têm de ser notificados – usam para conhecer, estudar e gerir.

Mas há dados que não estão a chegar ao SINAVE. De acordo com José Ruivo, delegado de saúde pública em Pombal, “nem sempre” os delegados em cada concelho estão a ser informados de testes positivos para Covid-19. “Um teste positivo [infecção pelo novo coronavírus] é uma doença de declaração obrigatória. O que é que nós verificamos? Há testes que são feitos por empresas e não são sequer notificados no SINAVE”, afirma ao JORNAL DE LEIRIA.

Há testes positivos fora do sistema?

Um exemplo em Pombal: os testes aos utentes de lares da terceira idade foram feitos a pedido do Município. Segundo José Ruivo, os resultados positivos não entraram no SINAVE, foram-lhe comunicados directamente pela autarquia, por ser o delegado de saúde pública.

José Ruivo também tem recebido informação de testes realizados pelo Hospital de Leiria. E só. “Não tenho tido contacto nenhum de outros laboratórios a dizer temos aqui testes positivos que são seus”. O médico acredita que alguns resultados não estão a ser cruzados com a área de residência do doente, uma informação crucial para que o delegado de saúde pública em cada concelho possa actuar, decretar medidas e vigiar a evolução do contágio.

Segundo Rui Passadouro, delegado de saúde pública em Leiria, em teoria, sempre que os laboratórios – públicos ou privados – que fazem os testes obtêm positivos para Covid-19 devem alertar a autoridade de saúde local e introduzir os resultados na plataforma Trace Covid-19, uma ferramenta informática criada no contexto da pandemia, para os médicos de família também saberem que aquele utente, em concreto, está infectado pelo novo coronavírus.

Situação em evolução permanente

Neste momento, sobre a Covid-19 no distrito de Leiria, há várias entidades oficiais a libertar informação para o público todos os dias: a Direcção Geral da Saúde, a Protecção Civil distrital de Leiria, os municípios (nem todos) e ainda a comunidade intermunicipal do Oeste.

Os recursos são limitados, as pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde representam largas centenas e a evolução da doença é constante, com casos novos todos os dias, o que também explica discrepâncias na informação que chega ao público em cada momento.