Covid-19

Covid-19: número de novos casos no distrito de Leiria é o maior dos últimos dois meses

7 jun 2020 10:30

Contágios nos concelhos do Oeste com ligação aos sectores da fruticultura e da indústria de conservas. Total de recuperados sem alteração desde ontem

covid-19-numero-de-novos-casos-no-distrito-de-leiria-e-o-maior-dos-ultimos-dois-meses
Caldas da Rainha é agora o terceiro concelho com mais diagnósticos de Covid-19 no distrito de Leiria
Ricardo Graça/Arquivo

No concelho de Leiria, a situação continua estável: não há novos casos declarados de Covid-19 há cinco dias consecutivos. Mas, no conjunto do distrito de Leiria – devido a contágios ocorridos nos concelhos do Oeste com ligação aos sectores da fruticultura e da indústria de conservas – o número de novos casos nas últimas 24 horas é o maior dos últimos dois meses.

Há hoje 383 diagnósticos de Covid-19 no boletim do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Protecção Civil de Leiria, ou seja, existem 17 novos casos em comparação com o relatório de ontem.

É preciso recuar a 2 de Abril para encontrar um número superior de novos casos em 24 horas.

Dos 383 casos confirmados de Covid-19 no distrito de Leiria, 276 estão recuperados (o mesmo número de ontem), de acordo com o CDOS de Leiria, o que significa que a percentagem de recuperados está agora nos 72%.

O número de óbitos – 28 – permanece inalterado desde 29 de Maio.

Fonte: CDOS, dados actualizados às 00:05 de hoje, 7 de Junho
Fonte: CDOS

Segundo a informação recolhida pela Protecção Civil de Leiria junto dos agrupamentos de centros de saúde e da Direcção Geral da Saúde (DGS), há portanto 79 pessoas no distrito de Leiria que continuam infectadas pelo novo coronavírus.

Onde há novos casos

Os 17 novos casos, desde ontem, estão assim distribuídos: mais 7 casos em Caldas da Rainha (que passa a 54, com 29 recuperados e 3 óbitos), mais 5 casos em Peniche (que soma agora 17, com 9 recuperados e 1 óbito divulgado pela comunidade de municípios CIM Oeste) e mais 4 casos no Bombarral (totaliza 16, com 4 recuperados e 1 óbito divulgado pela comunidade de municípios CIM Oeste).

Por razões de confidencialidade e proteção de dados, a DGS não disponibiliza informação desagregada quando o número de infectados no concelho é inferior a três.

De acordo com o CDOS, no concelho de Leiria registaram-se até hoje 90 diagnósticos de Covid-19 e há 84 recuperados, em Pombal 69 casos, 48 recuperados e 10 óbitos, em Alcobaça 47 casos, 36 recuperados e 2 óbitos (divulgados pela comunidade de municípios CIM Oeste) e em Alvaiázere 27 casos, 22 recuperados e 5 óbitos.

Na Marinha Grande, registaram-se até hoje 17 casos e há 14 recuperados, em Porto de Mós 10 casos, 8 recuperados e 1 óbito (divulgado pelo município), em Ansião 9 casos e 6 recuperados, em Figueiró dos Vinhos 7 casos e 6 recuperados, na Batalha 7 casos e 4 recuperados e em Pedrógão Grande 4 casos e 4 recuperados.

Na Nazaré, registaram-se até hoje 5 casos e 2 óbitos (divulgados pela comunidade de municípios CIM Oeste) e em Óbidos 3 casos e 2 recuperados.

Para Castanheira de Pera, não há informação disponível, porque, como referido anteriormente, por razões de confidencialidade e proteção de dados, a DGS não disponibiliza informação desagregada quando o número de infectados no concelho é inferior a três.

Fábrica ESIP e central fruteira

De acordo com a agência Lusa, a fábrica de conservas ESIP confirmou na sexta-feira, 5 de Junho, que o número de casos de infecção na empresa havia subido de dois para sete, depois de 390 dos 850 trabalhadores terem sido testados à Covid-19.

Na quinta-feira, 4 de Julho, ao início da noite, a directora do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte confirmou à agência Lusa um foco de infecções numa central fruteira do Bombarral, com 11 trabalhadores a testarem positivo para Covid-19, o que levou as autoridades de saúde a realizar testes a todos os 293 funcionários.

* Notícia actualizada às 11:05 com os dois últimos parágrafos, sobre a situação na ESIP e na central fruteira do Bombarral