Sociedade

Covid-19: Politécnico de Leiria lança livro multiformato sobre a pandemia

15 fev 2021 17:44

Apresentação oficial agendada para quinta-feira e conta com a presença do embaixador de Itália

covid-19-politecnico-de-leiria-lanca-livro-multiformato-sobre-a-pandemia

O Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Politécnico de Leiria vai lançar um livro multiformato para crianças que conta a história da Covid-19 e os cuidados a ter.

O Guia extraordinário sobre o Coronavírus! Para Crianças Curiosas é uma adaptação da versão coordenada pelo grupo italiano PLEIADI SRL, que cedeu os direitos de autor ao CRID para que o livro possa estar acessível a todas as crianças de diferentes países.

O livro aborda o aparecimento e evolução da pandemia de covid-19, as suas consequências para a saúde e os cuidados que a criança deve ter. Tudo isto “de uma forma brincalhona”, explica Célia Sousa, coordenadora do CRID.

“Usámos as ilustrações originais do livro e na página do lado colocámos o texto em português, os pictogramas e o braille”, acrescentou.

O livro reúne num único exemplar texto aumentado para crianças com baixa visão, braille, pictogramas para crianças com incapacidade intelectual ou limitações de outra natureza, e inclui um código Quick Response (QR) que remete para um site onde estão disponíveis as versões áudio-livro, para crianças cegas, e vídeo-livro em Língua Gestual Portuguesa, para crianças surdas.

O desafio foi lançado pela Acesso Cultura, que questionou o CRID se queria transformar aquele livro acessível a todas as crianças. Desafio aceite, o CRID começou a trabalhar com a sua equipa, de forma gratuita e em casa, ainda durante o primeiro confinamento.

“O grupo PLEIADI SRL, que disponibilizou o livro em várias línguas da comunidade europeia, mas sem ter uma versão física, também concordou com o nosso projeto, porque seria uma forma de ser replicado por outros países”, revela Célia Sousa.

Segundo a responsável, o livro vai ficar disponível gratuitamente em formato e-book na página do CRID para quem quiser descarregar. “Se alguém precisar do livro impresso em braille é só entrar em contacto connosco que imprimimos. Já temos pedidos de Cabo Verde e do Brasil e mais recentemente do México.”

O CRID já fez chegar uma versão impressa do livro a todos os agrupamentos de escolas da área de influência do Politécnico de Leiria, aos centros de recursos TIC para a educação especial da zona centro e às instituições da cidade de Leiria ligadas à deficiência.

A apresentação oficial do livro decorre no dia 18 de Fevereiro, data em que se assinala o Dia Internacional da Síndrome de Asperger. “Apesar de estar dentro das perturbações do espectro autismo, esta é uma população que tem alguma dificuldade em entender mensagens e em comunicar. É também uma maneira de homenagearmos os pais destas crianças e esta população”, justifica.

Numa apresentação online, o evento conta com a presença de Carlo Formosa, embaixador de Itália em Portugal, Cristina Oliveira, delegada regional da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Lucio Biondaro, do grupo PLEIADI, Maria Vlachou, do Acesso Cultura,Célia Sousa e Sandrina Milhano, directora da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais.

Célia Sousa sublinhou ainda que uma das coisas com que se deparou no primeiro confinamento foi que a população ligada à deficiência ficou “completamente abandonada”.

“Quase como uma forma de revolta lancei o projecto “Vamos comunicar sem barreiras em tempo de covid”. Todos os dias disponibilizávamos pequenas mensagens, que eram uma ajuda para os pais e para esta população. Não posso esquecer um dia que publiquei um conjunto de imagens, com legenda, a explicar como se levavam as mãos, e recebi a mensagem de uma pessoa cega a dizer: ‘finalmente alguém me explicou como lavo as mãos’”, relata.

A responsável acrescentou que houve cuidado em ter intérpretes de língua gestual, mas as pessoas cegas e intelectualmente diminuídas “foram esquecidas”.

O livro foi desenvolvido pelo CRID, em parceria com o Museo dei Bambini Milano (MUBA), MUSEO – Children's Museum Verona, Explora il Museo dei bambini di Roma, La Città dei Bambini e dei Ragazzi (Itália).