Covid-19

Covid-19: Procura acima do esperado obriga Município de Leiria a reforçar verba do Fundo de Emergência

5 fev 2021 12:48

Mais de 300 empresas pedem apoio económico à Autarquia

covid-19-procura-acima-do-esperado-obriga-municipio-de-leiria-a-reforcar-verba-do-fundo-de-emergencia
Durante a pandemia o comércio e a restauração foram dos sectores que mais sofreu quebras de facturação
Ricardo Graça

 Mais de 300 empresas apresentaram candidatura ao Fundo de Emergência Municipal de Apoio Comercial e Empresarial de Leiria, a maioria ligadas às áreas do retalho e da restauração, o que obrigou o Município a reforçar a verba inicialmente disponível.

Na primeira fase da abertura das candidaturas, o Município de Leiria recebeu 303 processos ao fundo de emergência, criado para conceder apoios financeiros às empresas para a recuperação da actividade, a manutenção dos postos de trabalho e o reforço da capacidade de resposta à situação de crise, mrefere uma nota de imprensa.

“Estamos a falar de quebras de facturação, no total, superiores a 15 milhões de euros, pelo que paralelamente vamos continuar a desenvolver iniciativas de apoio e incentivo ao consumo junto dos sectores mais afectados”, adiantou a vereadora do Desenvolvimento Económico, Catarina Louro, citada na nota de imprensa.

A procura de apoio superou as expectativas do Município de Leiria, o que levou o município a reforçar a verba disponível, passando de 375 mil euros para um apoio na ordem dos 630 mil euros. “Este elevado número de candidaturas superou grandemente as nossas expectativas, mas confirmou que, efectivamente, o fundo de emergência é uma medida urgente e necessária para fazer face aos enormes impactos que a nossa economia local neste momento sofre com a crise pandémica”, destacou ainda Catarina Louro.

Neste momento, as candidaturas estão a ser analisadas pelos serviços do Município.

Aquelas que foram aprovadas, mas para as quais não exista dotação financeira, serão integradas na segunda fase do programa que se prevê iniciar ainda no mês de Fevereiro, e que vai contemplar também empresas ligadas às actividades turísticas e culturais, duas áreas especialmente afectadas pela crise resultante da situação pandémica.

O fundo foi criado pelo Município de Leiria face à actual conjuntura provocada pela pandemia por Covid-19, com o objectivo de apoiar a economia local, tendo sido aprovado, em reunião de câmara de 9 de Dezembro, um conjunto de medidas extraordinárias que têm como destinatários o tecido empresarial e comércio do concelho.

Segundo o boletim de hoje do Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria, o concelho de Leiria totaliza 6.139 infectados, 4.912 recuperados e 119 óbitos desde o início da pandemia.

Às 00:00 de hoje contabilizava 1.108 casos activos.