Covid-19

Covid-19: sobe para sete número de infectados em fábrica de conservas de Peniche

5 jun 2020 20:02

O número de casos de infecção na fábrica de conservas ESIP, em Peniche, subiu de dois para sete, depois de 390 dos 850 trabalhadores terem sido testados à Covid-19, informou hoje fonte oficial da empresa.

covid-19-sobe-para-sete-numero-de-infectados-em-fabrica-de-conservas-de-peniche
Peniche regista 17 casos de infecção e sete estão activos
Ricardo Graça
Redacção/Agência Lusa

"Temos os resultados dos cerca de 190 trabalhadores [testados esta semana e] infelizmente foram descobertos mais cinco casos" positivos, informou por escrito à agência Lusa John Merva, director da comunicação para a Europa da multinacional tailandesa Thai Union, a que pertence a conserveira European Seafood Investiment Portugal (ESIP), no distrito de Leiria.

Os cinco novos casos de infecção juntam-se aos dois que já eram conhecidos, o primeiro detectado em 20 de Maio e o último diagnosticado no início desta semana.

Devido aos dois primeiros casos, 390 trabalhadores já foram testados, 200 numa primeira fase e 190 esta semana, sendo que 300 estão em quarentena.

Desses, 150 regressam ao trabalho na segunda-feira.

Mariana Rocha, trabalhadora da fábrica e dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (SINTAB), disse à Lusa que tem vindo a exigir que todos os 850 trabalhadores da fábrica sejam testados "para que todos se sintam seguros".

Questionada a empresa, o porta-voz esclareceu que, "como os casos surgiram nas mesmas secções dos casos identificados anteriormente, não serão necessários mais testes".

A dirigente sindical alertou que, apesar de confinado, "o foco de infecção foi detectado na secção onde os trabalhadores estão a laborar a menos de um metro de distância", ainda que usem todos máscara.

Na quinta-feira, o SINTAB já tinha demonstrado essa preocupação e referiu ainda que nas salas de refeição, onde têm de tirar a máscara para se alimentarem, estão "a menos de um metro de distância por falta de espaço".

A dirigente sindical, que teme que os casos possam aumentar nesta indústria conserveira, alertou também que a empresa está a contratar trabalhadores temporários, sem os sujeitar a teste, e que há falta de lavatórios para todos os trabalhadores, uma vez que, em alguns setores, a desinfeção com álcool gel não é suficiente para ficarem com as mãos limpas.

Confrontado pela Lusa sobre as críticas do sindicato, o director de comunicação para a Europa da Thai Union respondeu que, desde Abril, foram criados quatro refeitórios, "reduzindo o número de trabalhadores em cada um e permitindo o distanciamento de um metro".

As medidas, continuou, foram inspeccionadas e aprovadas pelas autoridades em Maio, antes de terem surgido os casos de infecção.

No âmbito do plano de contingência, a unidade "separou turnos e áreas", o que permitiu confinar o eventual foco de contaminação apenas aos trabalhadores que "estiveram em contacto" com os infectados, por isso, os restantes não necessitam de estar em quarentena.

A indústria conserveira está a efetuar "trabalhos para melhorar as medidas de distanciamento social e a rever a separação de turnos para garantir a máxima segurança", adiantou.

Desde que foi detectado o caso positivo, a conserveira desinfectou as áreas que foram usadas por esse trabalhador, incluindo salas de descanso, vestiários e áreas laborais.

Dentro do seu plano de contingência, a unidade já tinha adop tado a medição de temperatura à entrada de cada turno, o uso de equipamentos de proteção individual, a higienização regular das mãos e o reforço da limpeza.

Peniche regista 17 casos de infecção, dos quais um morreu, nove estão recuperados e sete estão activos, um aumento em relação a quinta-feira, quando eram dois, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pelo município.