Covid-19

Covid-19: Surto no hospital de Leiria atingiu 16 profissionais e 19 utentes

5 dez 2020 09:24

Os surtos que ocorreram na Medicina II e na Pneumologia estão ultrapassados

covid-19-surto-no-hospital-de-leiria-atingiu-16-profissionais-e-19-utentes
Quatro utentes faleceram e um recebeu alta hospitalar
Ricardo Graça/Arquivo

Um surto no Serviço de Medicina Interna do Hospital de Santo André foi detectado no dia 24 de Novembro e atingiu 16 profissionais e 19 utentes.

“Neste momento, confirmamos 16 profissionais e 19 utentes infectados. Quatro utentes faleceram e um recebeu alta hospitalar”, revelou fonte do Centro Hospitalar de Leiria (CHL).

Segundo a mesma fonte, o surto verificou-se na ala do serviço (3.º piso na torre poente no Hospital de Santo André), onde foram testados todos os doentes e profissionais afectos àquela ala do serviço.

O CHL salientou que a “situação está controlada e, em articulação com as autoridades de saúde e cumprindo os protocolos em vigor, já foram tomadas todas as medidas adequadas para salvaguardar os doentes e os profissionais, como a avaliação de risco de todos os profissionais afectos a esta ala do serviço”.

Os surtos que ocorreram na Medicina II (actual Serviço de Medicina Interna) que atingiu 23 profissionais de saúde e 23 utentes, e no internamento de Pneumologia “estão fechados”, referiu a mesma fonte.

Além do Hospital de Santo André, em Leiria, o Centro Hospitalar de Leiria integra o hospital de Pombal e o hospital Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça, tendo uma área de influência de cerca de 400 mil pessoas.