Covid-19

#covid19 - evolução no distrito: Concelhos de Leiria e Pombal têm mais de metade do total de casos

3 abr 2020 09:42

Actualização às 9:00 horas do dia 3 de Abril de 2020, pela Protecção Civil de Leiria - NOTA: Os números aqui apresentados são da inteira responsabilidade das autoridades competentes.

covid19-evolucao-no-distrito-concelhos-de-leiria-e-pombal-tem-mais-de-metade-do-total-de-casos

O último boletim do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, que acaba de ser divulgado, com dados validados às 9:00 horas de hoje, dia 3 de Abril, indica que há no distrito 140 casos confirmados, ou seja, mais 38 do que em relação ao relatório de ontem.

Os dados divulgados pela Protecção Civil, a partir de informação fornecida pelos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES), pecarão por defeito, uma vez que em Alvaiázere aparecem registados 15 casos confirmados. No entanto, só num lar do concelho foram confirmados, na quarta-feira, 32 testes positivos (25 em utentes e 9 em funcionários).

Olhando os dados constantes no boletim mais recente da Protecção Civil de Leiria, estes indicam que os concelhos de Leiria (30) e de Pombal (47) têm mais de metade dos casos registados. Os dois municípios somam já 77 casos, sendo que em Pombal há também a lamentar cinco das seis mortes associadas à Covid-19 no distrito (a outra foi em Porto de Mós).

Depois de a Nazaré ter registo ontem o primeiro caso positivo, Castanheira de Pera é agora o único concelho do distrito sem qualquer notificação de infecção por Covid-19.

O último boletim da Protecção Civil distrital dá ainda nota de 417 pessoas em vigilância activa por parte das entidades de saúde. Estes números não incluem os concelhos de Alcobaça, Caldas da Rainha, Bombarral, Óbidos e Nazaré, uma vez que o “ACES Oeste Norte forneceu apenas os dados de casos confirmados”.