Covid-19

#covid19 Evolução no distrito de Leiria e concelho de Ourém: mais nove casos do que ontem 

10 abr 2020 11:11

Relatório da Protecção Civil validado às 8:30 horas de hoje, dia 10 de Abril de 2020

covid19-evolucao-no-distrito-de-leiria-e-concelho-de-ourem-mais-nove-casos-do-que-ontem
Dados da Protecção Civil e os anunciados pelos municípios podem apresentar divergências
Ricardo Graça/Arquivo

De acordo com o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS), oficialmente, há 186 casos confirmados de infecção por Covid-19 no distrito de Leiria, ou seja, mais 9 face ao relatório anterior.

Apenas o concelho de Castanheira de Pera continua sem apresentar qualquer caso positivo.

O número consta do mais recente boletim do CDOS de Leiria, que acaba de ser divulgado, com dados validados às 00:00 horas de 10 de Abril de 2020.

O número de óbitos, segundo a informação validada pela Protecção Civil, mantém-se em nove (oito em Pombal e um em Porto de Mós). Pombal (52), Leiria (39) e Alvaiázere (23) são, oficialmente, os concelhos com mais infecções assinaladas.

De notar que os dados divulgados pela Protecção Civil, a partir de informação fornecida pelos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES), poderão colidir com os que estão a ser anunciados pelos municípios como o JORNAL DE LEIRIA explica aqui.

Alcobaça e Caldas da Rainha, com 16 casos cada, estão em quarto lugar na lista.

A Marinha Grande conta com 13 casos e aparece em quinto posto. Segue-se Peniche com sete. Ansião, Batalha, Bombarral apresentam quatro casos.

Porto de Mós surge no boletim da Protecção Civil com três, mas ontem ao início da tarde o presidente da Câmara deu conta de um quarto caso.

Nazaré e Figueiró dos Vinhos têm dois casos cada. Com um caso, na lista, aparecem Óbidos e Pedrógão Grande. Castanheira de Pera permanece sem casos declarados.

A colecta de dados constante neste relatório é da responsabilidade do Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria (CDOS), no cumprimento de deliberação da Comissão Distrital de Protecção Civil.

No concelho de Ourém (distrito de Santarém), há 26 casos confirmados, 41 em isolamento profilático obrigatório e 21 a aguardar resultado laboratorial.

Entretanto, por indicação da Autoridade de Saúde, foram alterados os critérios de apresentação dos dados da evolução epidemiológica da Covid-19 no Município de Ourém. A discriminação por freguesia deixa de contar do relatório, que passa a dar apenas os totais do concelho.