Covid-19

#Covid19: evolução no distrito de Leiria: Pombal tem mais 14 casos desde ontem. Castanheira de Pera e Nazaré continuam sem infecções. Lar da APPDA confirma 11 infecções

1 abr 2020 11:22

Actualização às 00:05 horas do dia 1 de Abril de 2020, pela Protecção Civil de Leiria

covid19-evolucao-no-distrito-de-leiria-pombal-tem-mais-14-casos-desde-ontem-castanheira-de-pera-e-nazare-continuam-sem-infeccoes-lar-da-appda-confirma-11-infeccoes
Dados actualizados às 00:05 horas, do dia 1 de Abril
Ricardo Graça

Subiu de 85 para 102 o número de casos confirmados de infecção por Covid-19 no distrito de Leiria. 


Apenas os concelhos de Castanheira de Pera e Nazaré não apresentam quaisquer casos positivos de infecção por coronavírus Covid-19.

O número consta do mais recente boletim do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, que acaba de ser divulgado, com dados validados às 00:05 horas de 1 de Abril.

O número de óbitos mantém-se em cinco no distrito (quatro em Pombal e um em Porto de Mós).

Pombal (42), Leiria (17 – embora haja discrepância de números, ver caixa) e Caldas da Rainha (10) são os concelhos com mais infecções assinaladas.

APPDA regista mais dez casos

A APPDA- Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Leiria também informou, em comunicado, que, na sequência da confirmação de infecção de um utente com Covid-19, no dia 30 de Março, os restantes utentes e trabalhadores foram submetidos a testes pelo Centro Hospitalar de Leiria, tendo-se confirmado, ontem, dia 31 de Março, infecção em sete utentes e em três trabalhadores.

Analisando-se os dados emitidos pelo CDOS, percebe-se que estes dez casos não foram contabilizados. A instituição refere ainda que tiveram resultado negativo um utente e três trabalhadores.

A APPDA-Leiria informa que de momento nenhum dos casos de infecção apresenta quadro clínico preocupante, tendo sido efectuado o necessário ajuste na equipa que presta apoio aos utentes no Lar Residencial.

Ontem, dia 31 de Março, Pombal apresentava 28 casos confirmados, 16 em Leiria, 10 em Caldas da Rainha.

Ou seja, relativamente à situação conhecida há 24 horas, hoje, Pombal contabiliza 42 (mais 14), Leiria 17 (mais um) e Caldas mantém o número. 

Marinha Grande também mantém os seus 9, a Batalha 4, Alcobaça agora tem cinco (mais dois).

Alvaiázere mantém os três de ontem, tal como Peniche, com o mesmo valor. 

Ansião, Bombarral e Porto de Mós têm todos dois casos.

Com um caso, na lista aparecem Figueiró dos Vinhos, Óbidos e Pedrógão Grande. 

A Nazaré e Castanheira de Pera permanecem sem casos declarados.

A colecta de dados constante neste relatório é da responsabilidade do Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria (CDOS), no  cumprimento de deliberação da Comissão Distrital de Protecção Civil.

No concelho de Ourém (distrito de Santarém), há oito casos confirmados e 53 sob vigilância.