Covid-19

#covid19 Região Centro regista 66 óbitos devido ao coronavirus

4 abr 2020 12:34

A nível nacional, segundo o mais recente relatório da Direcção-Geral de Saúde, datado de hoje, dia 2, às 12:30 horas, há 10524 casos de infecção confirmados, 75 recuperados e o número de óbitos é de 266

covid19-regiao-centro-regista-66-obitos-devido-ao-coronavirus
Dados de hoje dia 4 de Abril de 2020
Ricardo Graça

Segundo a Direcção-Geral de Saúde, o óbito que ontem foi registado na ARS Alentejo veio a confirmar-se como apenas Covid negativo, pelo que a região continua a apresentar 0 óbitos.


Segundo nota da DGS, a informação apresentada refere-se ao total de notificações clínicas no sistema SINAVE, correspondente a 79% dos casos confirmados. Dados por concelho de ocorrência. Quando os casos confirmados são inferiores a três, por motivos de confidencialidade, os dados não são apresentados.

Em número de infectados, a Região Norte continua a ser a mais afectada com 6280 infectados e 141 mortos, segue-se Lisboa e Vale do Tejo, com 2513 infectados e 54 óbitos.

Em terceiro lugar, nas infecções, mantém-se a Região Centro com 1372 casos de infecção. 

Com 66 mortos, a região continua no segundo lugar em falecimentos a nível nacional.

O Algarve, com 182 infectado e cinco mortos, está em terceiro lugar. O Alentejo tem 63 casos e continua a ser poupado aos óbitos. 

Segue-se os Açores com 63 casos e nenhum óbito e a Madeira com 51 infectados e também nenhum óbito.



Evolução no distrito de Leiria e concelho de Ourém: números de Alvaiázere continuam a não reflectir a realidade - Informação válida às 9 horas de 4 de Abril de 2020, pela Protecção Civil de Leiria - NOTA: Os números aqui apresentados são da inteira responsabilidade das autoridades competentes

De acordo com o Centro Distrital de Operações de Socorro de Leiria (CDOS), oficialmente, subiu de 102 para 153 o número de casos confirmados de infecção por Covid-19 no distrito de Leiria.

Apenas o concelho de Castanheira de Pera não apresenta quaisquer casos positivos de infecção por coronavírus Covid-19.

O número consta do mais recente boletim do CDOS de Leiria, que acaba de ser divulgado, com dados validados às 9 horas de 4 de Abril de 2020.

O número de óbitos mantém-se em seis no distrito (cinco em Pombal e um em Porto de Mós).

Pombal (47) e Leiria (34) são, oficialmente, os concelhos com mais infecções assinaladas.

De notar que os dados divulgados pela Protecção Civil, a partir de informação fornecida pelos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES), há já três dias, pecarão por defeito, uma vez que, em Alvaiázere aparecem registados apenas 23 casos confirmados. 

Porém, só num lar do concelho foram confirmados, na quarta-feira, 32 testes positivos (25 em utentes e nove em funcionários), ao que se somarão, pelo menos, os três já registados nos dias anteriores.

Como tal, e embora o Centro Distrital de Operações de Socorro de Leiria apenas confirme neste relatório 23 casos confirmados em Alvaiázere, pelas contas do JORNAL DE LEIRIA serão, pelo menos 35, o que coloca aquele concelho no segundo lugar da lista distrital, embora oficialmente isso não esteja reflectido nos cálculos oficiais.

Ontem, dia 3 de Abril, Pombal apresentava os mesmos 47 casos confirmados, Leiria 30 e Alvaiázere 15.

Ou seja, relativamente à situação conhecida há 24 horas, hoje, Pombal mantém o número de doentes, e Leiria tem mais quatro (34), somando só estes dois concelhos – caso não seja corrigido o valor de Alvaiázere– mais de metade do total de infecções.

 

A Marinha Grande tem agora 11 (mais do que ontem), a Batalha mantém 4, e Alcobaça também mantém os seis casos de ontem.

Alvaiázere conta com 23 casos oficialmente – 35 oficiosamente.

Ansião, Batalha e Peniche e Ansião apresentam 4 casos,

Bombarral, Nazaré e Porto de Mós têm dois casos cada.

Com um caso, na lista aparecem Figueiró dos Vinhos, Óbidos e Pedrógão Grande. 

Castanheira de Pera permanece sem casos declarados.

A colecta de dados constante neste relatório é da responsabilidade do Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria (CDOS), no cumprimento de deliberação da Comissão Distrital de Protecção Civil.

No concelho de Ourém (distrito de Santarém), há 15 casos confirmados, e 37 sob vigilância, menos 18 do que anteontem.