Covid-19

#covid19pt Novos casos em Alcobaça, Caldas da Rainha, Marinha Grande e Ourém

20 jun 2020 10:00

Dados apresentados foram validados pelo CDOS, às 00:05 horas, de hoje, dia 20 de Junho

covid19pt-novos-casos-em-alcobaca-caldas-da-rainha-marinha-grande-e-ourem
DGS reforçou mensagem de prevenção e discurso contra abusos
Ricardo Graça

Há hoje mais seis casos confirmados de infecção pelo coronavirus Covid-19 (número total de infectados identificados desde Março). Ontem, estavam assinaladas 541 infecções e, neste momento, o boletim diário do CDOS refere 547.

Com 103 casos positivos de Covid-19, desde Março, Alcobaça é o concelho do distrito com maior número de infecções. Desde ontem, contabiliza mais um caso e 100 pessoas em vigilância.

Para este aumento contribuiu, sobretudo, o aparecimento de novos casos em Alcobaça, devido à situação no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota e o seu impacto na comunidade local, através dos familiares e contactos dos funcionários da instituição.

Caldas da Rainha tem mais quatro casos.

Desde Março, a contabilidade total de casos no distrito é a seguinte: 

(Nota: atendendo a que, por questões de confidencialidade a DGS não fornece estatísticas de óbitos nem de infecções, quando o número é inferior a três, a diferença, excluindo os óbitos, revela o número de casos activos.)

Desde Março, Alcobaça apresenta 103 casos positivos de Covid-19, mais um desde ontem. Segundo o presidente da Câmara, Paulo Inácio, houve duas mortes no concelho, o que significa que, havendo 40 recuperados, há 61 infecções activas no concelho.

O segundo concelho com maior número de doentes por Covid-19, é Leiria mantém o número de casos positivos identificados. Mantêm-se os 98, desde quarta-feira, com 88 recuperados.

Caldas da Rainha é o terceiro concelho com mais casos positivos de infecção. Conta com 95 casos de infecção confirmada, 31 recuperados, três óbitos e 61 casos activos.

Segue-se Pombal, com 83 casos de infecção confirmada (mais um desde ontem), 59 recuperados (mais três desde ontem), dez óbitos e 14 casos activos.

Peniche tem 33 casos de infecção confirmada e dez recuperados (mais um desde ontem). O Bombarral apresenta 29 casos de infecção testados positivo e cinco recuperados.

Alvaiázere apresenta 27 casos de infecção confirmada, 22 recuperados, cinco óbitos e nenhum caso activo.

A Marinha Grande conta com 19 casos de infecção confirmada (mais um desde ontem) e 16 recuperados (mais um desde ontem).

Segue-se Óbidos com 13 casos de infecção confirmada e três recuperados.

O relatório mostra que Porto de Mós tem 13 casos de infecção confirmada e nove recuperados.

Já Ansião conta com nove casos de infecção confirmada, sete recuperados e dois casos activos.

O fundo da tabela, estão a Batalha, com oito casos de infecção confirmada, seis recuperados e dois casos activos; Figueiró dos Vinhos, com sete casos de infecção confirmada e seis recuperados; a Nazaré com cinco casos de infecção confirmada e um recuperado; Pedrógão Grande com quatro casos de infecção confirmada, quatro recuperados e nenhum caso activo de infecção e, por fim, Castanheira de Pera, com um testado positivo, um recuperado e sem casos activos.
 
No total do distrito de Leiria, há 29 mortos, situação que se mantém desde o dia 15 de Junho.

Em Ourém, no distrito de Santarém, o Município reporta agora 51 casos confirmados (mais um do que ontem), 46 recuperados e quatro activos.

O boletim divulgado pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria, que se baseia em dados fornecidos pelas autoridades de saúde pública nos agrupamentos de centros de saúde do distrito de Leiria, segue as orientações da Direcção-Geral da Saúde e não fornece estatísticas de óbitos nem de infecções relacionadas com a Covid-19 quando o número é inferior a três, por questões de confidencialidade.