Sociedade

Criada moeda comemorativa do Centenário das Aparições

17 fev 2017 00:00

Peça é da autoria da escultora Clara Menéres e parte da receita reverte para o Centro de Apoio a Deficientes Profundos João Paulo II.

criada-moeda-comemorativa-do-centenario-das-aparicoes-5954

A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) vai emitir uma moeda comemorativa do Centenário das Aparições de Fátima.

Com valor facial de 2,50 euros, a moeda foi concebida por Clara Menéres, escultora e investigadora de arte, que “fez representar uma imagem da Virgem inspirada na criação do santeiro José Thandim, com o rosário, a azinheira e a coroa”.

Em comunicado, a INCM revela que a moeda terá  uma componente solidária, contribuindo com parte da sua receita para apoiar o Centro de Apoio a Deficientes Profundos João Paulo II, da União das Misericórdias Portuguesas, “num processo gerido pelo Santuário, que tem vindo a colaborar com a INCM na concretização deste projecto”.

Naquela nota de imprensa, a instituição explica, com esta edição alusiva ao Centenário, pretendeu associar-se a um acontecimento de “enorme relevância sócio-cultural, com repercussão em todo o mundo católico”.

A moeda alusiva aos 100 Anos das Aparições de Nossa Senhora de Fátima terá “emissões em prata e em ouro, ambas com acabamento proof, e em cuproníquel, com acabamento normal”, acrescenta a INCM.