Missão Ucrânia

Criado boneco super-herói para doar a crianças ucranianas

8 abr 2022 17:35

Iniciativa solidária junta Malharia e criadora Joana Branquinho.

criado-boneco-super-heroi-para-doar-a-criancas-ucranianas
Maria Anabela Silva

Um pequeno super-herói para grandes super-heróis. É assim que Liliana Carvalho, fundadora da Malharia, comunidade que agrega pessoas que fazem tricot, crochet e bordados, descreve o boneco em tons de azul e amarelo, as cores da bandeira da Ucrânia, que está a ser tricotado para oferecer às crianças refugiadas que já chegaram e continuam a chegar à região.

Liliana Carvalho conta que a ideia surgiu durante uma conversa com uma amiga que estava envolvida na preparação do acolhimento a um grupo de refugiados. “Desafiámos a Joana Branquinho, que tem o projecto Os Bonecos do Avô Luís, a desenvolver um modelo dedicado a estas crianças, que são verdadeiros super-heróis”, acrescenta. A criativa não só aceitou o desafio, como se disponibilizou para criar o tutorial para a confecção do boneco.

Também a Malharia, com actividade em Leiria e na Guia (Pombal), respondeu prontamente ao repto e pôs mãos às agulhas na missão de tricotar, pelo menos, um boneco para cada criança ucraniana acolhida na região. “Estamos em contacto com elementos que dinamizam o apoio aos refugiados para que nos indiquem o número de crianças que já chegaram. Seria simpático conseguirmos que cada uma recebesse um boneco”, avança Liliana Carvalho.

Mas o objectivo é que a iniciativa não se fique pela região e que tenha um cariz solidário associado. A fundadora da Malharia explica que o tutorial pode ser adquirido na plataforma Ravelry, com as receitas a reverterem para a Unicef. Essa é também uma forma de permitir a quem está noutros pontos do País tricotar o boneco.

“As pessoas podem fazer e oferecer directamente a uma criança ucraniana que resida na sua comunidade”, salienta Liliana Carvalho, convicta que a iniciativa irá também ajudar quem confecciona os bonecos. “O processo de tricotar é tranquilizante. Estimula a meditação e a reflexão. O projecto fará bem a quem participa e a quem recebe.”