Viver

CriaJazz abre com cordas do Médio Oriente

25 jul 2025 13:00

Concertos no castelo de Leiria começam neste fim-de-semana

criajazz-abre-com-cordas-do-medio-oriente
Além da guitarra, o Murat Project usa o oud, o bouzouki, o saz e a mandola
DR

Itália e Espanha, países de origem dos músicos Mario Loi e Mario Pousada, juntam-se no Murat Project, em que a sonoridade da guitarra se cruza com instrumentos de cordas tradicionais do Sul da Europa e do Médio Oriente – oud, bouzouki, saz e mandola.

O concerto, construído a partir de repertório próprio e de outros artistas, abre a edição de 2025 do Festival CriaJazz e presta homenagem às primeiras manifestações que sonharam a fusão de estilos entre a música étnica e do Mediterrâneo e contextos de música moderna e do jazz.

Agendado para o próximo domingo, 27 de Julho, às 19 horas, o concerto do Murat Project vai acontecer no castelo de Leiria, onde o CriaJazz – Festival Novo Jazz e Outras Sonoridades se realiza até meados de Agosto, por iniciativa do colectivo O Nariz, que também produz o festival de teatro Acaso e o Encontro Internacional de Contadores de Histórias.

Este ano, a programação do CriaJazz prossegue a 3 de Agosto com a actuação do quarteto Murraças / Vieira, que mistura jazz, rock e funk e é constituído por Zé Vieira (guitarra eléctrica), André Murraças (saxofone tenor), Ricardo Marques (contrabaixo) e João Rijo (bateria).

Finalmente, a 10 de Agosto, o palco abre-se para o quinteto André Júlio Turquesa, num espectáculo em que deverá ser apresentado o álbum Disco de Reclamações, de 2024. A acompanhar o cantor, compositor e multi-instrumentista, vão estar Laura Felício (teclados e voz), Filipe Louro (baixo e voz), Iúri Oliveira (percussão e voz) e Gonçalo Ribeiro (bateria). Anteriormente, André Júlio Turquesa tinha lançado Orgônio, disco considerado pela Blitz como um dos 50 melhores álbuns nacionais em 2020.

Em 2025, o CriaJazz tem apoio do Município de Leiria, Teatro José Lúcio da Silva, Castelo de Leiria e Fundação da Caixa de Crédito Agrícola de Leiria.