Sociedade

Crianças de Leiria escrevem postais e aquecem Natal dos mais idosos

25 dez 2023 10:20

Casa do Mimo também criou peças personalizadas com a ajuda da A2cerâmica

criancas-de-leiria-escrevem-postais-e-aquecem-natal-dos-mais-idosos
Alunos do Agrupamento Correia Mateus enviaram miminhos a quem está mais sozinho

Há desenhos de amor e mensagens de conforto nos postais escritos pelas crianças do 1.º ciclo, uma iniciativa integrada no Plano Nacional das Artes (PNA) do Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus, em Leiria.

Árvores de Natal, bonecos de neve, estrelas ou bolas de enfeite deram cor aos postais que foram entregues aos idosos dos lares de São Francisco, Nossa Senhora da Encarnação e Residencial XXI, da Santa Casa da Misericórdia de Leiria, no Estabelecimento Prisional de Leiria (Jovens) e no hospital de Leiria.

“É muito bom fazer isto. Espero que gostem. Vou mandar-lhes muitos beijinhos e miminhos.” Entusiasmados, as meninas e os meninos atropelaram-se para mostrar ao JORNAL DE LEIRIA as suas obras de arte e contarem que iam cantar uma música para os idosos no final do período. “Alguns estão longe da família e só conseguem estar com eles aos feriados e ao fim-de-semana e é triste estarem sozinhos. Esperamos que este postal os deixem confortados”, atiram.

Além do brilho que fazem questão de colocar nos postais, as crianças escreveram uma mensagem de boas festas. “Eu também tenho uma avó, que costumo de ir visitar.”

“A minha avó também está no lar, mas não gosta de lá estar. Mas tem de ser. Quando estou com ela, dou-lhe miminhos”, revela outro aluno.

Colaboração com estudantes de Medicina

Este projecto Natal Diferente - Solidariedade e Criatividade, que envolve cerca de 300 alunos, foi iniciado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa e Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, que desafiou, no ano passado, o Agrupamento Correia Mateus.

“Como coordenadora do PNA, achei muito interessante e pus toda a escola a trabalhar nisto. Este ano fui eu que contactei a associação, pois poderíamos alargar para os lares e para a prisão-escola”, revela Natália Sapinho.

Segundo a coordenadora do PNA, os alunos criaram postais de Natal com mensagens de carinho e enfeites, tendo tido a colaboração ainda das disciplinas de Educação Moral e Religiosa, Educação Visual e Tecnológica, do Clube Erasmus + e dos alunos da pré-escolar e do 1.º ciclo.

No Agrupamento de Escolas Correia Mateus, o último dia de aulas foi de festa, com enfoque na arte e cultura. Também houve um espectáculo de dança, com a participação da Escola de Dança Diogo de Carvalho, parceiro do Plano Nacional das Artes do agrupamento.

 

Casa do Mimo
Ceramista apoia instituição
A A2cerâmica uniu-se à Casa do Mimo, uma instituição da Batalha para pessoas com necessidades especiais, e juntos trabalharam em várias peças que estão a ser vendidas ao público, podendo ser presentes de Natal. A ceramista Madalena Santos explica que começou a perceber que tinha muito desperdício e optou por dar uma segunda oportunidade a algumas peças.
Desafiou a Casa do Mimo a dar uma nova vida a andorinhas, algumas peças com defeito, permitindo aos jovens também ocupar os seus tempos livres. O sucesso da parceria foi grande e o projecto caminhou para a produção de copos de café, vendidos como prendas de Natal.
A A2cerâmica cria as peças e os utentes pintam-nas e comercializam-nas. “São um bom presente de Natal. São peças com qualidade e únicas. Estou muito contente por conseguir que as peças ganhassem uma nova vida e poder contribuir para esta vertente humanitária”, explica Madalena Santos.