Sociedade

Crianças e jovens não devem tomar suplementos energéticos

19 out 2017 00:00

Alerta deixado durante o encontro de enfermagem, em Leiria.

criancas-e-jovens-nao-devem-tomar-suplementos-energeticos-7389

Bebidas desportivas, multi-vitaminas, magnésio e bicarbonato de sódio são alguns dos suplementos energéticos mais utilizados por jovens desportistas, que acreditam que esses ingredientes ajudam a melhorar o seu rendimento físico. Mas o resultado pode ser, precisamente, o contrário.

O alerta foi deixado por Mónica Sousa, docente da Escola Superior de Saúde de Leiria, onde é responsável pela disciplina de nutrição desportiva, durante o último encontro de enfermagem promovido pelo Centro Hospitalar de Leiria.

“Os suplementos energéticos não são recomendados em idade pediátrica [até aos 18 anos]”, defende a investigadora que, quando estava ligada à Universidade do Porto, integrou um estudo que envolveu quase três centenas de jovens atletas, segundo o qual, 66% dos inquiridos assumiram que tinham usado esse tipo de suplementos nos 12 meses anteriores.

Já com cerca de oito anos, o estudo, que “é o mais recente em Portugal” sobre o assunto, revelava ainda que 40% dos adolescentes inquiridos, admitia o consumo dessas substancias e alegava fazêlo por acreditar que tinham efeitos no rendimento de

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ