Sociedade

CUF de Leiria vai ter consultas de oncologia e de obesidade

7 fev 2024 17:49

No primeiro ano de funcionamento, a unidade efectuou e 21 mil consultas. Vai passar agora a dispor de novas valências.

cuf-de-leiria-vai-ter-consultas-de-oncologia-e-de-obesidade
Diferenciação e foco no utente são desígnios da CUF Leiria
Ricardo Graça

Mais de 21 mil consultas realizadas um ano depois de abrir portas, a Clínica CUF Leiria vai oferecer mais consultas diferenciadas para dar resposta às necessidades da região.

Já no próximo mês estarão disponíveis as consultas de cessação tabágica e de obesidade e no decorrer deste ano será possível aceder às especialidades de oncologia e de hematologia em Leiria.

“Queremos continuar a trabalhar nesta diferenciação e na prestação de cuidados mais completos, para que a CUF proporcione cuidados de saúde acessíveis e eficientes e possa dar uma resposta de excelência aos utentes que nos procuram”, sublinha Ana Carolina Cruz, directora clínica.

Em Fevereiro inicia-se também a resposta em cuidados domiciliários, “um serviço que conta com multidisciplinaridade, nomeadamente, um médico de medicina geral e familiar e de medicina interna, nutricionistas ou psicólogos”. Segundo a directora clínica, o objectivo da Clínica CUF Leiria tem sido “enriquecer o quadro clínico e a oferta”.

“Actualmente, contamos com especialidades como a cirurgia cardíaca a cirurgia pediátrica e vamos alargar os cuidados ao nível dos serviços de dermatologia. Vamos dispor do electrobisturí e fazer crioterapia, técnicas importantes para a remoção de pequenos sinais. Vamos dispor de um ecocardiograma transesofágico, o que permite fazer diagnóstico de patologias mais específicas, assim como de ressonância cardíaca, polissonografia do sono, espirometrias e um eletroencefalograma, que é fundamental para o diagnóstico de determinadas patologias neurológicas”, revela.

A Clínica CUF Leiria está a trabalhar em Leiria desde o dia 27 de Janeiro de 2023, abrindo um caminho “consistente” para o hospital, que está a ser construído e que deverá estar concluído no final de 2025. Desde a sua entrada em funcionamento que a equipa de cerca de 160 colaboradores já prestou cuidados de saúde a mais de 13 mil pessoas e realizou mais de 21 mil consultas e cerca de 36 mil exames complementares de diagnóstico.

“Temos feito um trabalho bastante exaustivo com a preocupação de prestar cuidados de excelência e de eficiência. A nossa actividade tem vindo a crescer progressivamente. Nos últimos três meses do ano fizemos uma média de 115 consultas por dia e mais de 200 exames”, refere Ana Carolina Cruz.

A falta de médicos de família no Serviço Nacional de Saúde e a dificuldade de resposta das urgências do hospital de Leiria aumentaram também a procura pelas consultas sem marcação de medicina geral e familiar.

“Queremos continuar a dar resposta e aumentar a acessibilidade, para que o utente consiga ser atendido atempadamente e saia com os seus problemas resolvidos”, adianta, ao reforçar que esta consulta é complementada com a disponibilização de raio x, de análises clínicas no próprio dia e tratamentos diferenciados.