Viver

Cultura de Pombal recebe apoio de 113.5 mil euros

30 ago 2022 14:09

Ranchos, filarmónicas, escolas de música e grupos de teatro

cultura-de-pombal-recebe-apoio-de-1135-mil-euros
Apoios abrangem entidades concelhias
Jacinto Silva Duro

As entidades culturais do concelho de Pombal vão receber um apoio financeiro de 113.500 euros, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural.

A Câmara Municipal de Pombal reconhece o “empenho das diversas associações culturais e recreativas do concelho em promover diferentes performances artísticas que projectam Pombal a nível nacional, regional e internacional”, considerando que este apoio “é importante para o desenvolvimento das actividades culturais e criativas das várias associações, enriquecendo por essa via a dinâmica associativa concelhia”.

Assim, a autarquia deliberou que cada um dos quatro ranchos folclóricos federados recebem um apoio de 2.500 euros cada, enquanto os restantes sete ranchos folclóricos não federados serão apoiados com uma verba de dois mil euros cada.

A quatro bandas filarmónicas receberão 9 mil euros, cada uma e as suas escolas de música receberão ajudas de 3.000 euros cada.

A Câmara Municipal atribui ainda um apoio complementar correspondente a 25% do custo tido com os professores, para os alunos que integram cada uma das bandas filarmónicas.

O valor totalizará um valor de 8.500 euros, abrangendo 85 alunos.

A proposta contempla igualmente a atribuição de um apoio financeiro de dois mil euros a distribuir pelas escolas de música inseridas noutras associações, bem como uma verba de 13.000 euros para financiar cinco grupos de música do concelho, que receberão apoios de entre os 4.500 e os 1.000 euros.

"Quanto aos grupos de teatro, será atribuída uma verba total de 8.500 euros, sendo ainda atribuída um valor total de 9.500 euros a outras cinco associações culturais|", refere uma nota da autarquia, adiantando que as "colectividades que não enviaram a documentação em falta ou que não responderam a pedidos de esclarecimento enviados pelos serviços da Unidade de Cultura, serão consideradas na próxima fase de atribuição de apoio, caso venham a ser aprovadas".