Viver

Cultura regressa a Pombal com “O Palco é na Praça”

1 jul 2020 16:53

Arranque acontecerá este sábado, dia 4, pelas 22 horas

cultura-regressa-a-pombal-com-o-palco-e-na-praca
Iceberg, pelo Peripécia Teatro
DR

A Cultura regressa a Pombal em Julho, Agosto e Setembro, com O Palco é na Praça. O Município elegeu a Praça Marquês de Pombal, no centro histórico da cidade, como sala de espectáculos de Verão.

“Entendemos que é o primeiro passo, nesta fase de desconfinamento, para a reaproximação da cultura com o público e, em simultâneo, revitalizar um espaço nobre da zona histórica”, considera a vereadora da Cultura, Ana Maria Cabral.

As peças que estavam previstas para o Festival de Teatro de Pombal, cancelado em Março devido à pandemia, numa parceria com o Teatro Amador de Pombal, foram reagendadas e haverá ainda iniciativas no âmbito dos projectos Pop Up Stand Up – Noites Primaveris de Comédia, Festival Sete Sóis Sete Luas e Manobras – Festival Internacional de Formas Animadas e Marionetas.

O arranque acontecerá este sábado, dia 4, pelas 22 horas, com o espetáculo Iceberg, pela companhia Peripécia Teatro (M3), com entrada gratuita (sujeita a reserva de bilhete).

No dia 11, a Princesa Ziah (M3), visitará o palco, às 18 e às 22 horas, pela companhia Era uma vez... Teatro de Marionetas. Preço: um euro.

O espectáculo regressará no dia seguinte (domingo, dia 12) às 18 horas. 

Na quinta-feira, dia 16, será a vez de ser comemorado o 42.º aniversário do Teatro Amador de Pombal (TAP). A partir das 22 horas, haverá uma conversa/conferência sobre a importância do teatro no espaço público, residências artísticas e intercâmbios entre companhias. 

Participarão Sérgio Fernandes (Teatro Só), Humberto Pinto (TAP) e Miguel Sopas (actor, encenador e antigo elemento do TAP).

Também no âmbito das comemorações do aniversário do TAP, o Teatro Só levará à cena o espetáculo Sombras, para maiores de 12 anos e com entrada gratuita.

Por fim, no dia 25, o palco receberá Crassh Babies – We Tum Tum, pela Companhia Crassh, um espectáculo dedicado às famílias (bebés e familiares). Terá um preço de um euro por pessoa. 

À noite, a animação estará a cargo de Pop Up Stand Up, com Rita Leitão, Miguel Neves e André Freitas. Uma noite de comédia para maiores de 16 anos e com um preço de três euros por pessoa.

Às quartas-feiras (dias 15, 22 e 29) haverá Encontros com Cinema, em parceria com o Cineclube de Pombal.

Serão projectadas curtas-metragens, cinema alternativo e cinema português. A entrada é gratuita.

A partir do dia 16 de Julho, estará patente ao público uma exposição de Chapéus Pombalinos. Uma mostra colectiva dos trabalhos executados pelos estabelecimentos de ensino e ATL do concelho, comerciantes da zona histórica e Amigos do Museu Marquês de Pombal. 

De acordo com as orientações da Direcção-Geral de Saúde, todos os espectadores terão de efectuar reserva/aquisição de bilhetes para terem acesso ao recinto, que terá capacidade limitada. 

Para o efeito, poderão fazê-lo directamente no Teatro-Cine de Pombal, que abrirá portas a partir de 1 de Julho, às quartas, quintas e sextas-feiras (das 14 às 20 horas) e aos sábados (das 14 às 16 horas). Ou através de email (teatrocine@cm-pombal.pt), telefone (236210542) ou online (www.cm-pombal.pt). 

É obrigatório, também, o uso de máscara de protecção.