Economia

Cupra Born chegou com 420 quilómetros de autonomia

27 jan 2022 10:18

Aposta do construtor espanhol no segmento eléctrico

cupra-born-chegou-com-420-quilometros-de-autonomia
Cupra Born 58 kWh
Jacinto Silva Duro
Jacinto Silva Duro

A Leiribéria iniciou a comercialização do mais recente elemento da família Cupra.

O Cupra Born é um veículo 100% eléctrico que partilha a plataforma do Volkswagen ID.3.

A Cupra, que agora é uma marca independente de veículos de atitude marcadamente desportiva criada na Seat (Grupo Volkswagen), lançou este que é o seu primeiro veículo 100% eléctrico e deu-lhe o seu conhecido design mais agressivo e promessa de maior performance.

Um convite da Leiribéria permitiu-nos um contacto directo com este veículo.

Numa análise visual, notamos, na frente, faróis de grande dimensão com aplicação de tecnologia LED, uma entrada de ar cor de cobre - imagem de marca - e uma grelha de dimensões generosas.

Ao nível das cores, há seis tons à escolha do condutor e seis desenhos de jantes, que variam das 18 às 20 polegadas. Os pneus também podem ser de 235 milímetros, ligeiramente maiores do que aqueles empregues no ID.3.

Nitidamente, o interior foi criado para deslumbrar, com os seus acabamentos de topo, com equipamentos touch mais sensíveis e até com cores ambiente, que mudam de acordo com a configuração escolhida para a condução.

Destaque, na consola central, para um ecrã de grandes dimensões; de 12 polegadas, que equipa, de série, este eléctrico.

Nos lugares de trás, a sensação dominante é de amplo espaço para as pernas e para os ocupantes, que não penaliza a capacidade de 385 litros da bagageira.

Na estrada, o Born revela muita estabilidade, bom centro de gravidade, direcção leve e precisa, com a engenharia da marca a introduzir alguns ajustes na suspensão, na tracção e na altura ao solo, o que lhe dá um comportamento dinâmico mais firme.

Este Cupra chegará em três “sabores” de bateria: 45 kWh e 340 quilómetros de autonomia, 58 kWh e 421 quilómetros de autonomia, e, por fim, 77 kWh e 540 quilómetros de autonomia.

Em Portugal, o lançamento aconteceu com o modelo de 58 kWh, seguindo-se, mais tarde, as restantes opções.

Em opção, o Born pode ser equipado com o sistema E-boost, que lhe dá um pouco mais de aceleração, se necessário, em situações de ultrapassagem.

Ainda assim, o automóvel demora 6,6 segundos, dos 0 aos 100 km/h.

Por fim, o preço. O valor para o modelo de 58 kWh começa nos 40.550 euros (sem os apoios do Estado, que fazem sempre baixar o preço).