Viver

Da Bélgica para Leiria, o pas de deux de Alexander e Karin, que dançaram com os melhores do mundo

8 set 2022 13:47

Privaram com Makarova e Nureyev, conheceram Mandela e a princesa Diana. Bailarinos principais com carreira internacional de topo durante anos, no ballet clássico, Alexander Sombart e Karin Heyninck moram em Leiria desde Janeiro

da-belgica-para-leiria-o-pas-de-deux-de-alexander-e-karin-que-dancaram-com-os-melhores-do-mundo
Alexander e Karin Heyninck no apartamento que compraram em Leiria
Ricardo Graça

Abre-se a porta do apartamento na Guimarota e o casal com origem no norte da Europa aparece sorridente para a viagem ao passado combinada com o JORNAL DE LEIRIA. Ele, alto e elegante como um príncipe, e ela, de olhar jovial, luminosa como as estrelas.

Durante anos, Alexander Sombart e Karin Heyninck dançaram ballet clássico ao mais alto nível em companhias profissionais de topo, numa carreira internacional como bailarinos principais que se prolongou até ao início da década de 90.

Desde Janeiro, moram em Leiria, vindos da Bélgica.

Apesar da idade, 64 anos, Alexander brilhou no palco do Teatro José Lúcio da Silva no último mês de Julho, numa participação especial como Dom Quixote no bailado com o mesmo nome, pela Companhia de Ballet Clássico de Leiria.

O que está para trás é inesperado. E impressionante. Ainda hoje, os arquivos online do New York Times e do Los Angeles Times continuam a disponibilizar a reportagem sobre o regresso da bailarina russa Natalia Makarova ao Teatro Kirov, em São Petersburgo, então Leninegrado, na primeira noite do mês de Fevereiro de 1989 – com Alexander Sombart como parceiro.

O retorno de Makarova a “casa”, ao actual Teatro Mariinski, 18 anos após abandonar a União Soviética, ocorreu meses antes da queda do muro de Berlim num clima de abertura liderado por Mikhail Gorbachev, que facilitou a concessão de vistos a artistas dissidentes ou emigrados.

“O meu melhor momento”, resume o antigo bailarino, natural de Estrasburgo, em França.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ