Viver

Da foz do Minho à foz do Guadiana, a caminhar e a redescobrir a fronteira

9 out 2021 21:00

O fotógrafo José Luís Jorge, de Leiria, está a repetir o trajecto do Livro das Fortalezas, mais de 500 anos depois, a pé entre Caminha e o Algarve

da-foz-do-minho-a-foz-do-guadiana-a-caminhar-e-a-redescobrir-a-fronteira

Está sentado numa esplanada, numa breve pausa, na segunda-feira em que planeia chegar a Soajo, no concelho de Arcos de Valdevez, com 130 quilómetros percorridos.

É o oitavo dia de caminhada para o fotógrafo José Luís Jorge, que tem o objectivo de chegar ao Algarve e começa por explicar, por telefone, o ponto de partida para o projecto. Chama-se Livro das Fortalezas e é um manuscrito encomendado pelo rei D. Manuel I ao escudeiro Duarte de Armas, em 1509, com desenhos e plantas de castelos ao longo da fronteira entre Portugal e Espanha, de Caminha a Castro Marim.

Na estrada desde 27 de Setembro, José Luís Jorge está, entretanto, a perseguir outra perspectiva, que já considera mais interessante do que a primeira: descobrir o que significa a fronteira, hoje, num país e noutro, 26 anos após a entrada em vigor do acordo de Schengen, que permitiu a livre circulação de pessoas na União Europeia.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ