Sociedade

Dados da solidariedade mostram aumento da pobreza na pandemia

15 abr 2021 10:44

As instituições do sector social em Leiria estão a receber um número crescente de pedidos de ajuda. E admitem que a multiplicação de respostas possa estar a mascarar a realidade

dados-da-solidariedade-mostram-aumento-da-pobreza-na-pandemia
A pobreza atingiu cerca de um quinto das pessoas em Portugal
Ricardo Graça

No período imediatamente anterior à pandemia, o serviço de atendimento e acompanhamento social do Centro Paroquial Paulo VI, em Leiria, realizava, em média, 500 diligências por mês. O número está, agora, em 850, um acréscimo de 70 por cento que o padre Gonçalo Diniz, responsável pela instituição, atribui a “situações de desemprego” e “perda de rendimentos provocada pelo regime de lay-off”, que na fase inicial da reacção do Governo à crise sanitária implicou o corte de parte do salário.

No Centro de Acolhimento de Leiria, por outro lado, onde são apoiados casos mais graves, incluindo sem-abrigo, com refeições e cuidados de higiene, os utentes diários aumentaram de 40 para 55, adianta.

O crescimento dos pedidos de ajuda é confirmado por Lisete Cordeiro, da InPulsar, que actua em Leiria. “A percepção que tenho é que houve mais pessoas quer a recorrer aos nossos serviços quer em situação de pobreza em virtude da pandemia”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ