Viver

David Fonseca e Paulo de Carvalho num novo festival com 25 horas seguidas de música em Leiria

7 set 2022 14:00

A primeira edição do ComPasso de Música acontece durante 25 horas consecutivas em Leiria. David Fonseca vai actuar na Praça Rodrigues Lobo

david-fonseca-e-paulo-de-carvalho-num-novo-festival-com-25-horas-seguidas-de-musica-em-leiria
O concerto de David Fonseca está agendado para a noite de 17 de Setembro
DR

A música está no centro de um programa de 25 horas com actividades ininterruptas que vai decorrer em Leiria entre os dias 17 e 18 de Setembro, com concertos de David Fonseca, Paulo de Carvalho e Rodrigo Brandão + Sun Ra Arkestra, entre outros artistas, na primeira edição do ComPasso de Música.

Cofinanciado pelo programa Centro 2020, o ComPasso de Música é um formato de programação cultural concebido pela cooperativa Omnichord para a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria – poderá chegar a outros concelhos, no futuro – que une património, gastronomia, natureza e cultura para promover e dinamizar o território.

No próximo fim-de-semana, entre as 19 horas de sábado e as 20 horas de domingo, a edição inaugural – que também, mas não só, se liga a outras acções de programação já existentes na cidade – oferece diferentes géneros musicais do jazz à electrónica, actividades infanto-juvenis, dj's, uma instalação, uma arruada e percursos sonoros nocturnos.

O arranque, na noite de sábado, 17 de Setembro, inclui algumas das propostas mais fortes, com a abertura a cargo da dupla portuense Bezbog, na Igreja da Misericórdia – Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, um concerto integrado no segundo Ciclo de Música Exploratória Portuguesa, iniciativa da Fade In.

Segue-se um dj set no mercado municipal com João Gaspar e Inês Rodrigues a percorrerem músicas do mundo, antes dos concertos de Paulo de Carvalho no Teatro José Lúcio da Silva e David Fonseca na Praça Rodrigues Lobo.

O programa do ComPasso prossegue com Isa Leen (projecto a solo de Rita Sampaio, cantora e compositora fundadora da banda Grandfather’s House ) e Catnapp (produtora argentina radicada em Berlim, na Alemanha) na Stereogun, DJ Punk n'Os Filipes e, às quatro da manhã, o acordeonista Pedro Santos actua no mercado municipal.

Uma hora mais tarde, pode escutar-se uma instalação sonora elaborada a partir do som do mercado e dos feirantes em dia normal de trabalho, e o autor, Luís Antero, propõe ainda três percursos sonoros pela noite em vários locais da cidade.

Quando a luz do dia já pairar sobre Leiria no domingo, entre as 7:30 e as 9 horas, no Parque do Avião, com o objectivo de ir ao encontro de quem utiliza o percurso Polis para fazer actividade física, é tempo de descobrir a seleção musical da responsabilidade do maestro Martim Sousa Tavares, seguindo-se uma oficina de pintura no centro cívico e uma sessão de As Canções da Maria na Praça Rodrigues Lobo.

Com o relógio no meio-dia, há arruada pelos Toc'Andar, depois quem quiser pode fazer música com Débora Umbelino (Surma) no Banco das Artes Galeria, Rui Miguel Abreu passa jazz no Jardim Luís de Camões e às 17 horas os Catraia tocam na Praça Rodrigues Lobo.

As actividades fecham com Rodrigo Brandão + Sun Ra Arkestra no Teatro José Lúcio da Silva, início às 19 horas, espectáculo também integrado no festival Acaso, organizado pel'O Nariz.