Viver

De norte a sul é grande a folia do Entrudo

7 fev 2016 00:00

As manifestações carnavalescas na região são mais do que muitas e todas as sedes de concelho apresentam um programa voltado para a folia

de-norte-a-sul-e-grande-a-folia-do-entrudo-2983

Como não é possível fazer uma selecção, dada a qualidade dos vários corsos programados, vamos focar-nos apenas em alguns pontos cardeais. Por exemplo, o Carnaval de Serro Ventoso,Porto de Mós, onde a actriz Patrícia Tavares é a rainha.

O corso está marcado para terça-feira, dia 9, às 15 horas, na rua principal da aldeia. Ou o Carnaval de Leiria/Festival da Irreverência que decorre no Mercado de Sant'Ana sábado, dia 6, a partir das 22 horas, e no domingo, dia 7, a partir das 16 horas.

Na segunda-feira, as portas voltam a abrir-se às 22 horas. O mais conhecido, mais genuíno e popular dos corsos é, sem dúvida, o da Nazaré que, este ano, tem como mote Seca Fates d'Oleade.

No domingo, dia 7, realiza-se o desfile dos foliões e de carros alegóricos, a partir das 15 horas. A festa regressa à marginal na terça-feira, dia 9, à mesma hora. No norte do distrito, o maior corso é o de Figueiró dos Vinhos.

Nos dias 5, 6, 7, 9 e 10 de Fevereiro a vila assume-se como uma referência na região em torno da tradição do Entrudo, fruto do bairrismo e carolice das suas gentes.