Economia

De onde saiu a prenda do rei de Marrocos? Pista: Mata dos Milagres

14 abr 2016 00:00

Empresa de Leiria exporta correaria para todo o mundo

de-onde-saiu-a-prenda-do-rei-de-marrocos-pista-mata-dos-milagres-3733

O que é que Jerry Bruckheimer, produtor dos filmes Piratas das Caraíbas, ofereceu ao rei de Marrocos pelo seu ano aniversário? Alguma ideia? Mohamed VI recebeu uma sela personalizada. De onde veio? Alguém suspeita? Directamente da Mata dos Milagres, em Leiria, onde a pequena empresa familiar Equicouro se dedica há três gerações ao negócio da correaria.

A Equicouro é uma pequena empresa, gerida por Victor Domingues e os seus irmãos, que dá emprego a dez colaboradores. Mas a dimensão da equipa não tem sido de maneira nenhuma entrave nem para o nível de exportação nem para a qualidade dos artigos que exporta. A Equicouro dedica-se à produção de calçado, de selas e de outros artigos equestres, feitos sobretudo de pele, cerca de 90% dos quais comercializados no mercado internacional. Europa Central e do Norte, também Estados Unidos, Canadá e alguns países emergentes estão entre os seus muitos mercados distribuídos pelo mundo.

A maior parte destes produtos é executada com pele nacional, proveniente da zona de Alcanena, explica Víctor Domingues. Embora se caracterize como “europeu convicto”, o empresário defini-se acima de tudo como “nacionalista”.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo