Sociedade

De Peniche a Alvaiázere, as tipografias clandestinas do PCP no distrito

6 mar 2021 12:00

Em Leiria funcionaram duas, uma em Marrazes e outra no Coimbrão.

de-peniche-a-alvaiazere-as-tipografias-clandestinas-do-pcp-no-distrito
Equipamento era constantemente mudado por questões de segurança
PCP
Maria Anabela Silva

À primeira vista, era uma casa semelhante a tantas outras, onde viviam famílias aparentemente 'normais'. Mas no seu interior funcionava o “coração da luta popular”, ou seja, as tipografias clandestinas do PCP, assim definidas por José Moreira, militante comunista natural da Marinha Grande que, durante anos, foi responsável pelo sistema de impressão do partido. No distrito, existiram várias, nomeadamente, em Leiria (Marrazes e Coimbrão), Alvaiázere (Barqueiro), Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré e Peniche.

Era nessas casas que os tipógrafos, militantes ou funcionários do partido, realizavam o “duro trabalho” de receber os textos manuscritos ou dactilografados e de “imprimi-los no mais curto prazo possível, por vezes durante dias e noites consecutivos”, como escreveu o Avante! num artigo publicado em 2006, a propósito dos seus 75 anos.

Além do Avante!, do prelo dessas tipografias saía também o jornal O Militante, panfletos e outro tipo de documentação de apoio à acção política do partido, ao mesmo tempo que os seus operacionais jogavam um verdadeiro jogo do gato e do rato com as autoridades policiais, que, não raras vezes, obrigava à transferência de todo o equipamento para outro local.

Foi, precisamente, isso que aconteceu com a tipografia que funcionou nos Marrazes, numa casa em frente à re

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ