Sociedade

“De Sol a Sol” sensibiliza para o cancro da pele na Lota de Peniche

14 set 2021 16:13

Acção procura alertar para os riscos de saúde dos profissionais expostos ao sol

de-sol-a-sol-sensibiliza-para-o-cancro-da-pele-na-lota-de-peniche
Cancro da pele é a doença oncológica com mais diagnósticos em todo o mundo
Ricardo Graça/Arquivo

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC), a Sanofi Genzyme e a Câmara Municipal de Peniche vão realizar uma acção de sensibilização acerca do risco da exposição solar excessiva.

A iniciativa, que se insere na campanha “De Sol a Sol”, acontecerá a 16 de Setembro, na Lota de Peniche, um dos locais de relevo para a actividade piscatória nacional.

Como o risco não dá folga a quem trabalha ao sol, o projecto procura alertar para os riscos dos trabalhadores expostos à radiação solar, como é o caso dos pescadores.

O uso de chapéu de abas largas e de camisolas de manga comprida, a utilização recorrente de protector solar e a tentativa de evitar a exposição nas horas de raios UV mais intensos, são algumas das atitudes preventivas que os profissionais deste sector devem adoptar.

No local estará um conjunto de profissionais que divulgará informação sobre o cancro da pele e as medidas de prevenção do mesmo.

Embora pouco abordado, o cancro da pele é a doença oncológica com mais diagnósticos em todo o mundo, refere uma nota de imprensa da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo.

Em Portugal, “são diagnosticados anualmente mais de 12 mil novos casos de cancros da pele”.

A maioria dos casos são curáveis se forem diagnosticados precocemente e, segundo João Maia e Silva, presidente da APCC, a realização do auto-exame e a consulta de dermatologia são determinantes para a cura.