Sociedade

De vendedor de aspiradores a líder de holding que emprega 550 pessoas

23 set 2016 00:00

Isidro Fartaria vive em França há 54 anos. Começou por ser canalizador e vendedor de aspiradores. Hoje é CEO do Grupo Titel, que tem 11 empresas.

de-vendedor-de-aspiradores-a-lider-de-holding-que-emprega-550-pessoas-5043
Maria Anabela Silva

Trabalhou como canalizar e vendeu aspiradores de porta-a- -porta, mas foi na área dos produtos químicos que encontrou o sucesso.

Natural de Leiria, Isidro Fartaria vive desde os sete anos, em França onde é líder do Grupo Titel, uma holding que agrega 11 empresas e dá trabalho a cerca de 550 pessoas, gerando um volume de negócios na ordem dos 55 milhões (valor referente a 2015).

É ainda proprietário de um hotel de cinco estrelas, em Clermont-Ferrant, onde se radicou, presidente da câmara de comércio dessa região e vice-presidente de um clube desportivo (ASM Auvrege).

Isidro Fartaria nasceu há 62 anos, “a 100 metros da igreja de Santa Catarina da Serra”, e chegou a França em 1962, “no dia 8 de Agosto”, precisa. O pai tinha emigrado quatro anos antes, acabando por levar a família (a esposa e cinco filhos).

Foi já em França que Isidro fez os estudos primários e um curso de canalizador. Começou a trabalhar aos 16 anos, primeiro na fábrica da Michelin em Clermont-Ferrant, onde esteve três anos. Dos 20 aos 22 anos, vendeu aspiradores, de porta-a-porta.

A sua entrada no mundo dos químicos aconteceu quando trabalhou numa empresa norte-americana da área. Foi aí que adquiriu o know-how que o acompanharia mais tarde quando se lançou por conta própria. “Conheci um engenheiro químico que tinha inventado uma série de produtos de grande qualidade. A minha tarefa era vende-los”, recorda.

 

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.