Sociedade

Debate sobre emprego e coesão social com a ministra Ana Abrunhosa

27 mai 2020 15:13

Promovida pelo Gabinete Económico e Social da Região de Leiria, a conferência realiza-se no próximo sábado, dia 30.

debate-sobre-emprego-e-coesao-social-com-a-ministra-ana-abrunhosa
Ministra da Coesão Territorial será uma das oradoras da conferência.
Ricardo Graça

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, é uma das oradoras da primeira conferência, organizada pelo Gabinete Económico e Social da Região de Leiria (GESRL), subordinada ao tema Coesão Social e o Emprego. A sessão terá lugar este sábado, dia 30, pelas 11 horas, e contará com transmissão em directo a partir da página de facebook da Câmara de Alvaiázere.

Moderada por Gonçalo Lopes, líder da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), a conferência terá também como oradoras Elisabete Moita, directora do Centro Distrital de Leiria da Segurança Social, e de Célia Marques, presidente do Município de Alvaiázere.

O objectivo é “debater a promoção da coesão social e do emprego, sugerindo-se medidas que, no curto, médio e longo prazo, possam dar um contributo para a valorização do trabalho a realizar”, explica a organização do evento.

Com esta iniciativa, o GESRL inicia um ciclo de conferências temáticas, alinhadas com os seus objectivos estratégicos, para debater os impactos da pandemia de Covid-19 em múltiplas áreas da sociedade e identificar as políticas que podem responder à crise sanitária, económica e social, com a participação de especialistas convidados.

O GESRL foi criado recentemente para mitigar o impacto da actual recessão económica, “com medidas articuladas de base territorial”, através de um memorando de entendimento entre as seguintes entidades com actuação relevante na região: CIMRL (Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria), Politécnico de Leiria e NERLEI (Associação Empresarial da Região de Leiria).

O objectivo do Gabinete é “coordenar e partilhar” acções de resposta aos efeitos da pandemia, de modo a antecipar decisões que possam manter a actividade empresarial, o emprego e a coesão social da região.

Sob a coordenação desta estrutura, foi elaborado um primeiro plano de acção, que resulta do esforço e contribuição voluntária de cerca de 100 pessoas da Região de Leiria, organizadas em dez grupos temáticos.

A curto prazo, o plano contempla 37 medidas assentes em seis objectivos estratégicos: promover a coesão social e o emprego; garantir a protecção respiratória, individual e colectiva; reforçar a capacitação dos serviços de saúde e de educação; incentivar e valorizar as actividades empresariais; potenciar as redes colaborativas, identitárias e de coesão regional; e reforçar a digitalização da região.