Economia

Décima edição afirma workshops de turismo religioso como “evento em crescimento”

28 jun 2022 17:30

Estiveram em Fátima participantes de 47 países

decima-edicao-afirma-workshops-de-turismo-religioso-como-evento-em-crescimento
Cerca de 500 pessoas assistiram à sessão inaugural
DR

A décima edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso (IWRT) juntaram este ano em Fátima participantes de 47 países, afirmando-se, nesta décima edição, como “um dos eventos maiores na promoção internacional do turismo religioso”.

“Queremos que este workshop seja referência mundial para o trade do turismo religioso, que seja um efectivo acelerador da recuperação turística pós-pandemia”, referiu Purificação Reis na sessão solene e comemorativa do X IWRT, realizada na quinta-feira no Centro Pastoral de Paulo VI, no Santuário de Fátima.

No final do segundo dia de trabalhos, Purificação Reis fez “um balanço extremamente positivo desta décima edição, pela adesão cada vez maior de pessoas e pelo carinho e agradecimentos que recebemos dos participantes, que partilham connosco a alegria de estar em Fátima. Esta décima edição foi uma festa, não só pelo décimo aniversário, mas também pelo reencontro”.

Esta décima edição contou com a participação de 122 hosted buyers, 123 suppliers e 41 expositores de diversas entidades e empresas nacionais e internacionais das áreas do turismo. Participaram na sessão e conferência inaugural realizadas no Centro Pastoral de Paulo VI durante a manhã do primeiro dia 500 pessoas (incluindo as estas), refere a organização em nota à imprensa.

A apontar para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, que decorrerá em Agosto do próximo ano com sede em Lisboa e actividades em todo o país, a organização do X IWRT quis também trazer este evento católico internacional para a edição deste ano, com a presença do bispo que preside à Fundação da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, na conferência inaugural, e também com um expositor no espaço de exposição.

“A realização deste IWRT presencial assume, também por esse motivo, uma maior relevância e importância. Criámos condições para reunir o trade do sector do Turismo Religioso e para dar a conhecer os fantásticos recursos turísticos aqui existentes. A concretização da operação turística é convosco”, disse Purificação Reis.

A presidente da Aciso assegurou que “o sector está preparado e qualificado para bem receber. Está ainda empenhado em assumir-se como um sector dinâmico e responsável que promova o desenvolvimento sustentável das comunidades locais, do território e do património cultural”.

Na apresentação da JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar garantiu: “Não se preocupem, o Papa vem, de cadeira de rodas, de maca, de padiola, ele vem. O Papa vai estar em Fátima mas não sabemos se antes, se durante, se depois da Jornada Mundial da Juventude”.

Em termos institucionais, o também bispo auxiliar de Lisboa vincou que a organização da JMJ Lisboa 2023 não tem acordo ou ligação especial ou exclusiva com nenhum operador turístico no mundo. Dada a amplitude e grandeza do evento, “todos devem sentir-se dentro e sentir-se oficiais e parceiros”.