Sociedade

Depois de Paris, Belgrado é a nova missão de João Melo Alvim

26 set 2020 12:00

Diplomata de Pombal é o número dois da embaixada de Portugal na capital da Sérvia.

depois-de-paris-belgrado-e-a-nova-missao-de-joao-melo-alvim
Antes da Sérvia, João Alvim foi cônsul-geral adjunto na embaixada de Paris
Ricardo Graça/Arquivo
Maria Anabela Silva

Quis, um dia, ser presidente da Junta de Pombal, pela “vontade de exercer um cargo com poderes para resolver os problemas” da sua terra. Não foi eleito, mas tem cumprido, na plenitude, esse desejo de ajudar a solucionar problemas dos cidadãos, através da carreira de diplomata que abraçou em 2013. Formado em Direito, João Melo Alvim passou os últimos quatro anos em França, como cônsulgeral adjunto na embaixada de Paris.

Em Junho último rumou à Sérvia, para assumir o cargo de conselheiro na embaixada de Belgrado, cuja jurisdição, em termos de assuntos consulares, abrange também a Bósnia, a Macedónia do Norte e Montenegro.

Ainda a ambientar-se às novas funções, João Alvim recorda como “muito marcante” a experiência que teve na embaixada de Paris. Trata-se, frisa, de “uma das maiores representações diplomáticas portuguesas”. Tem perto de 50 funcionários e presta apoio a uma comunidade de “cerca de 900.000 inscritos”, registando entre “500 a 600 utentes diários” e abrangendo quase metade de França continental e os territórios ultramarinos franceses.

“Ser o número dois da hierarquia garantiu-me uma aprendizagem intensa e recompensadora sobre assuntos consulares, atendendo a que este foi o meu primeiro posto no estrangeiro. Tive também a sorte de trabalhar com cônsules-gerais com óptimas qualidades humanas e profissionais&rdqu

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ