Depressão Joseph encerra percurso Polis em Leiria
Sociedade
Depressão Joseph encerra percurso Polis em Leiria
26 jan 2026 14:51
No concelho de Leiria registaram-se 37 ocorrências provocadas pela depressão Ingrid
Redacção
redaccao@jornaldeleiria.pt
A Protecção Civil de Leiria registou um total de 37 ocorrências no concelho, desde a meia-noite de sexta-feira até às 23:59 horas deste domingo, na sequência da depressão Ingrid.
Estando agora o País sob a influência da depressão Joseph, o percurso Polis, na zona de São Romão, foi encerrado.
"O nível de precipitação registado nos últimos dias levou à inundação do percurso Polis no viaduto da Avenida da Comunidade Europeia, junto ao Parque Radical, estando assim proibida a passagem pelo local", revelou hoje a Câmara de Leiria.
Em relação à depressão Ingrid, a limpeza de via e sinalização de perigo foi a ação com mais ocorrências (dez), seguindo-se o patrulhamento/reconhecimento/ vigilância com oito, a queda de elementos de construção em estruturas edificadas, o movimento de massas e as inundações de estruturas ou superfícies com quatro ocorrências cada uma.
Segundo a autarquia, registaram-se ainda seis situações de dano ou queda de redes de fornecimento eléctrico e de queda de árvore, três cada, e uma ocorrência de desentupimento/tamponamento.
Foi na União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes que se verificou um maior número de ocorrências (12), seguindo-se Maceira com oito, as Uniões das Freguesias de Parceiros e Azoia e de Marrazes e Barosa com cinco cada, duas na Ortigosa e Arrabal, Caranguejeira, Coimbrão e Monte Redondo com uma ocorrência cada.
"Ao longo destes três dias, não houve episódios de elevada gravidade a registar, sendo, no entanto, de destacar o encerramento dos acessos ao areal da Praia do Pedrógão, que se mantém como medida de precaução, dada a instabilidade das condições meteorológica prevista, em consequência da depressão Joseph", acrescentou o comunicado.