Sociedade

Deputados do PSD exigem obras na barragem de Alvorninha , em Caldas da Rainha

14 set 2020 12:53

Estrutura precisa de obras para aumentar armazenamento, que actualmente está apenas nos 5% da sua capacidade total e, por isso, não tem cumprido o objectivo para o qual foi construída.

deputados-do-psd-exigem-obras-na-barragem-de-alvorninha-em-caldas-da-rainha
Barragem foi construída para regar terrenos de várias freguesias de Caldas da Rainha, mas precisa de mais obras para cumprir esse objectivo.
DR
Redacção/Agência Lusa

Os deputados do PSD eleitos pelo distrito de Leiria questionaram no Parlamento a ministra da Agricultura sobre o arranque das obras previstas na Barragem de Alvorinha, nas Caldas da Rainha, para as quais estão disponíveis 1,2 milhões de euros de fundos comunitários.

Inaugurada em 2005, após um investimento na ordem dos seis milhões de euros, a estrutura continua sem cumprir o objectivo para o qual foi construída: regar os terrenos da freguesia de Alvorninha e das localidades vizinhas de Vidais e Salir de Matos. Isto porque a cota de enchimento da barragem tem fixado um limite máximo de 93 metros, “o equivalente a 5% da capacidade total de armazenamento”.

Num requerimento entregue na Assembleia da República, os deputados Hugo Oliveira, Margarida Balseiro, Pedro Roque, Olga Silvestre e João Marques recordam que, para a resolução do problema, que se arrasta “há mais de uma década", a Direcção-Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo candidatou, em 2017, a obra ao Programa de Desenvolvimento Rural 2020, tendo sido aprovado um financiamento comunitário de 1,2 milhões de euros.

"Em 2020 continuamos à espera da concretização de uma obra essencial para a agricultura da região", alertam os sociais democrata num requerimento onde questionam “quando é expectável a execução da obra em questão".

Os sociais-democratas, que reuniram na semana passada com o presidente da Junta de Alvorninha, querem também saber se "o financiamento poderá estar em causa se a empreitada não for lançada de forma célere", assim como "quando será lançada a empreitada para reforço da cortina de impermeabilização".

Os deputados do PSD lembram que seis milhões de euros foram investidos no projecto de aproveitamento hidroagrícola de Alvorinha, com um volume possível de armazenamento de 711 mil metros cúbicos de água, uma área inundada de 11,8 hectares, um escoamento até 823 mil metros cúbicos num ano e rede de rega para distribuir água por 127 hectares e beneficiar duas centenas de agricultores de Alvordinha, Vidais e Salir de Matos, freguesias de Caldas da Rainha.