Sociedade

Descoberta uma nova planta na Serra dos Candeeiros

30 mai 2020 12:00

Chama-se Arenaria grandiflora L e não é invasora.

descoberta-uma-nova-planta-na-serra-dos-candeeiros
Até agora, a Arenaria grandiflora L nunca tinha sido identificada em Portugal
ANTÓNIO FLOR - FLORA ON
Maria Anabela Silva

Há uma nova planta a enriquecer os registos da flora em Portugal. Com o nome científico Arenaria grandiflora L, a espécie, que nunca tinha sido observada em território nacional, foi agora identificada no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC).

A descoberta aconteceu no âmbito de um projecto de investigação que António Flor, vigilante da natureza com especialidade em botânica, está a levar a cabo naquela área protegida, onde trabalha há longos anos.

A pesquisa procura relacionar a flora com determinados aspectos da geologia, morfologia, litologia e solos na área do Maciço Calcário Estremenho e foi isso que levou o técnico ao sector norte da Serra dos Candeeiros, uma zona que “em tempos teve uma arriba fóssil encostada ao Maciço”.

António Flor sentia que “a possibilidade de haver ali alguma coisa interessante era grande”. E não se enganou. Ao segundo dia de trabalho de campo encontrou, “entre as fendas da rocha”, uma planta “diferente”. “Suspeitei logo que fosse desconhecida no contexto nacional”. Mas, nesta área, suspeitar não conta.

“É preciso demonstrar”. E foi isso que fez nos dias seguintes, já em ambiente laboratorial, com consulta de literatura da especialidade e comparação da planta com outras, a partir de amostras que tinha recolhido. Após horas de trabalho de observação, a suspeita estava confirmada: “Trata-se de uma espécie nunca antes identificada em

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ