Viver

Desconfortável, o monólogo de Diana Nicolau, encerra o 11.º festival de teatro Sinopse

19 jun 2024 12:45

Duas sessões no Teatro Miguel Franco, em Leiria, no próximo fim-de-semana

desconfortavel-o-monologo-de-diana-nicolau-encerra-o-11o-festival-de-teatro-sinopse
“É no desconforto que se cresce. Mas como? E para quê?”
Raquel Pellicano (imagem editada a partir do original)

A regra principal é o desconforto e a proposta é para que se pratique em conjunto. Diana Nicolau tanto pode servir de guia como de espelho, ao longo de 80 minutos que desafiam a pensar sobre o passado, o presente e o futuro.

Desconfortável, o monólogo com texto, criação, encenação e interpretação da actriz de Alcobaça que se estreou em 2007 na televisão, com um papel na novela Ilha dos Amores, encerra a 11ª edição do festival Sinopse, em Leiria, no próximo sábado, 22 de Junho.

Há duas sessões agendadas no Teatro Miguel Franco. Com início às 21:30 horas, a lotação já se encontra esgotada. Mais cedo, pelas 17:30 horas, restam ainda alguns bilhetes, que podem ser aquiridos online ou directamente na sala.

É no desconforto que se cresce. Mas como? E para quê? É reconfortante saber que não nos andamos a questionar sozinhos, e curioso que, num mundo com infinitas perguntas, andemos muitas vezes todos à procura das mesmas respostas”, pode ler-se na sinopse do evento.

O espectáculo tem como ponto de partida ideias reunidas ao longo de anos. “Enquanto a mudança à minha volta acontecia, e eu esperava para atravessar a pé a fronteira do Perú, ou esperava para ser atendida na fila do pão, das finanças ou numa cadeira de hospital, fui rabiscando centenas de histórias em cadernos do tamanho do meu bolso das calças. Escolhi não esperar mais e partilhá-las da forma mais desconfortável possível: em palco sozinha na primeira pessoa”, explica a actriz no dossiê de divulgação. “Talvez seja a forma que arranjei para acalmar esta cabeça frenética e insegura e de perceber se sou a única maluqui... ambivalente (!) por aqui. Desconforto é aquilo que sentimos imediatamente antes de a mudança acontecer. Seja”.

A digressão de Desconfortável aproxima-se já das 30 apresentações em vários pontos do país.

Na edição de 2024, a decorrer desde 11 de Maio, a música e a dança, além do teatro, preencheram o programa do Sinopse Festival Actor João Moital, que é organizado pelo Te-Ato.