Sociedade

Desde 2019, Pedrógão Grande destruiu 213 ninhos de vespa asiática

2 jun 2020 10:23

Município colocou mais de 200 armadilhas no concelho, desde Janeiro

desde-2019-pedrogao-grande-destruiu-213-ninhos-de-vespa-asiatica
Autoridades pedem à população que informem imediatamente a descoberta de ninhos
DR

Pedrógão Grande destruiu 213 ninhos de vespa asiática, desde o início de 2019.

O combate a esta espécie invasora obrigou a autarquia à aquisição de centenas de armadilhas e de diversos equipamentos de protecção, para os funcionários poderem actuar em segurança no terreno.

Segundo um comunicado da Câmara Municipal, esta é a "fase chave do combate à vespa asiática", espécie agressiva que obriga a população a manter-se afastada dos ninhos.

O município apela ao contacto imediato aos serviços camarários para se proceder à eliminação em segurança destas construções, assim que detectadas.

O município diz que "a situação preocupa as autoridades", pois desde o início do ano já foram identificados e destruídos quatro ninhos primários que, por volta do início do Verão, dariam origem a diversos outros ninhos secundários.

"Devido à instalação de armadilhas na Primavera (quando as rainhas saem da hibernação e constroem os ninhos primários) e no Outono (quando atacam os apiários da abelha comum), a expectativa é que haja uma redução do número de ninhos destruídos. A vespa asiática é uma espécie invasora, predadora da abelha comum, o que traz enormes prejuízos não só ambientais mas também económicos.

Um único exemplar de vespa asiática é capaz de matar mais de 30 abelhas comuns. Foi identificada pela primeira vez na Europa em 2004, em França, mas, rapidamente se alastrou a outros países.

Em Portugal, os primeiros registos desta espécie ocorreram em 2011, na região de Viana do Castelo. Recentemente já foram identificados ninhos no distrito de Lisboa."