Viver

Designer de Leiria representa Portugal em Bruxelas na iniciativa Bauhaus

9 jun 2022 09:30

Mariana Costa e Silva participa no New European Bauhaus Festival, depois de já ter sido nomeada para os prémios New European Bauhaus

designer-de-leiria-representa-portugal-em-bruxelas-na-iniciativa-bauhaus
O projecto Faz leva Mariana Costa e Silva a Bruxelas
Ricardo Graça

A designer Mariana Costa e Silva representa Portugal no New European Bauhaus Festival, em Bruxelas, entre 9 e 12 de Junho, com os workshops Faz Com As Tuas Mãos.

Após ter estado entre os finalistas dos prémios New European Bauhaus (NEB) em 2021, a designer e maker Mariana Costa e Silva volta a Bruxelas, desta vez para dinamizar workshops de carpintaria para colocar qualquer principiante a construir bancos e mesas para crianças em idade pré-escolar para a Université des Famille, uma organização internacional para o sucesso e o desenvolvimento.

A iniciativa NEB combina ambiente, economia e cultura para materializar sustentabilidade, acessibilidade, baixo custo e investimento e ajudar a concretizar o Pacto Ecológico Europeu.

No ano passado, os prémios NEB 2021 atraíram mais de duas mil candidaturas de todos os estados membros da União Europeia, de onde saíram 60 finalistas, entre eles, Mariana Costa e Silva, que vive e trabalha em Leiria.

O projecto Faz foi um dos finalistas na categoria “técnicas, materiais e processos de construção e design”.

Mariana Costa e Silva descreve-o como “um processo participativo de fabricação de mobiliário”, tipicamente, a partir de madeira de pinho, que cria um novo modelo de relacionamento com os consumidores. Sem fabricantes e sem pontos de venda. Mobiliário para materializar em poucas horas, explicado em workshops. No final, os participantes levam a peça para casa.

Nos 60 finalistas, constavam mais cinco projectos portugueses, localizados na região Norte e em Almada. Mais de 20 mil subscritores da newsletter da iniciativa New European Bauhaus foram convidados a votar nos projectos e ideias favoritas. E um júri composto por 135 parceiros oficiais avaliou as propostas finalistas.