Economia

Despedimento colectivo na Filstone para atenuar dificuldades financeiras

23 set 2022 15:35

Mais de 50 pessoas foram despedidas

despedimento-colectivo-na-filstone-para-atenuar-dificuldades-financeiras
Empresa diz que foi obrigada a fazer uma reestruturação
Ricardo Graça/Arquivo

Mais de 50 pessoas foram alvo de um processo de despedimento colectivo pela empresa Filstone - Comércio de Rochas, Lda, devido a dificuldades financeiras.

A empresa, sedeada em Fátima, “está a passar por algumas dificuldades financeiras, pelo que foi necessário fazer uma reestruturação para que nada pior aconteça", adiantou fonte da comunicação da Filstone ao JORNAL DE LEIRIA, após a notícia ter sido avançada pelo jornal O Mirante.

A mesma fonte confirmou o despedimento de 53 colaboradores, mas assegura que a Filstone não está a passar por qualquer processo de insolvência e que continua a trabalhar normalmente.

No entanto, o mercado chinês, um dos principais clientes da empresa, “fechou as portas” durante muito tempo no período da covid-19, o que se reflectiu numa “quebra significativa de vendas”.

Segundo o site da empresa, trabalham na Filstone cerca de 150 pessoas.

A empresa, que se dedica ao sector da pedra natural em Portugal, nasceu em 2002, junto a Alcanede, fixando-se na localidade de Casal Farto, em Fátima.

A Filstone foi obtendo “dimensão e capacidade adequadas para o mercado chinês”, quando iniciou, em 2006, parceria com a Kingstar e, “em três anos, são introduzidos nove novos produtos de diversas pedreiras de calcário português na China”, informa a empresa na sua página.

Dois anos mais tarde, na sequência das alterações no negócio de trading e cooperativa em Portugal, a empresa adquire a pedreira em Casal Farto, Fátima, onde hoje se situa.

“Em Março de 2021, e após um novo desafio imposto pela pandemia, a Filstone inaugurou o primeiro Filstone Center, em Yunfu, reforçando a presença dos seus materiais na China”, lê-se no site da empresa.

Em Julho de 2021, adquiriu uma nova pedreira, em Alpalhão, no concelho de Nisa, alargando a sua área de negócio ao granito.

A Filstone patrocina todos os escalões da formação e equipa sénior de futsal masculina do Sporting Clube de Portugal, entre outros emblemas desportivos.