Sociedade

Detido na Alemanha suspeito da prática de crimes sexuais no Bombarral em 2010

25 set 2021 09:52

PJ de Leiria operacionalizou a extradição de cidadão português, de 36 anos, em cumprimento de um mandato de detenção europeu.

detido-na-alemanha-suspeito-da-pratica-de-crimes-sexuais-no-bombarral-em-2010
Extradição foi operacionalizada pela Polícia Judiciária ao abrigo de um mandato de detenção europeu
Ricardo Graça

Um homem de 36 anos, condenado pela prática de crimes de índole sexual contra menores, cometidos em 2010 na zona do Bombarral, foi detido na Alemanha e extraditado agora para Portugal. 

A operação de extradição esteve a cargo da Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria e da Unidade de Cooperação Internacional, que trouxe cidadão português para o País, em cumprimento de um mandado de detenção europeu.

O homem tinha sido condenado a dez anos de prisão, mas acabou por fugir para a Alemanha, antes de iniciar o cumprimento da pena.

Segundo um comunicado da Polícia Judiciária, em causa está a prática de crimes de sequestro, pornografia de menores, actos sexuais com adolescentes, abuso sexual de crianças e violação, agravados, “cometidos no ano de 2010 na zona do Bombarral, sobre duas vítimas do sexo feminino, menores de idade”. 

No cumprimento do mandato de detenção europeu, a Polícia Judiciária deslocou-se à Alemanha, “onde o detido lhe foi entregue pelas autoridades alemãs, tendo custodiado o seu transporte e guarda até território nacional, bem como a entrega do mesmo, ao Serviços Prisionais, para cumprimento de pena de dez anos de prisão, em que foi condenado”, pode ler-se naquele comunicado.